sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

NUNO MOITA DEFENDE QUE ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO EXIGE REFORÇO DAS RESPOSTAS SOCIAIS

O reforço das parcerias entre a Câmara Municipal e as instituições de solidariedade social é outra das ideias chave da candidatura liderada por Nuno Moita. A comitiva socialista visitou o Centro Social da Ega, instituição de referência Concelhia nesta área da Ação Social, a par da Santa Casa da Misericórdia, e cujo Centro de Dia tem 54 utentes, para além de serviços de Apoio Domiciliário e Cantina Social.

"Numa altura em que o envelhecimento da população é uma realidade, preconizo ao nível da minha candidatura à Câmara Municipal um reforço das respostas sociais em parceria com as instituições de solidariedade social e tendo as Juntas de Freguesia como parceiro ativo. Na senda do que já vem sendo feito pelo atual executivo Camarário liderado pelo Partido Socialista, as Juntas têm tido um papel crucial no bom funcionamento do Cartão do Idoso e da Teleassistência, para além das medidas específicas previstas no programa de emergência social".

Estas medidas assumem particular relevância numa freguesia em que 26% da população tem mais de 64 anos e que recentemente perdeu a extensão de saúde.

Nuno Moita deixou ainda rasgados elogios ao presidente da Junta de Freguesia de Ega, Luis Caridade, realçando "o papel decisivo que tem tido no reativar e na dinamização de muitas associações e grupos desportivos, para além do programa que tem em desenvolvimento de recuperação e valorização do património edificado e cultural da freguesia. Devo destacar a recuperação dos fontanários e nascentes ao longo da freguesia e a recolha sistematizada dos saberes e costumes dos diversos lugares e a valorização turística da freguesia, através da criação de roteiros e da integração com equipamento de turismo rural presente na freguesia - o paço da Ega. Por último, devo referir ainda o projeto "Despensa dos Sonhos", que funciona em Casével, uma resposta social que foi criada pela Junta, direcionada para as crianças da freguesia".




















Sem comentários:

Enviar um comentário