terça-feira, 8 de janeiro de 2013

GOVERNO DEVE EXPLICAÇÕES URGENTES SOBRE "CASO" BANIF

O PS exigiu hoje explicações urgentes ao ministro das Finanças sobre a decisão do Estado de injetar 1100 milhões de euros no Banif, advertindo que o processo de recapitalização do banco tem de ser "transparente".

A posição foi assumida em conferência de imprensa pelo dirigente e deputado socialista Miguel Laranjeiro no final de uma reunião do Secretariado Nacional do PS.

"Depois da trapalhada que foi o processo de privatização da TAP, da ocultação do contrato de concessão da ANA, o país foi agora surpreendido com a injeção de 1100 milhões de euros num banco privado, o Banif. O PS defende um sistema bancário forte, saudável e transparente e é em nome dessa transparência que se exigem explicações ao Governo", referiu Miguel Laranjeiro.

Entre outras questões, o PS quer saber por que razão "a injeção de dinheiros públicos no capital do banco não corresponde a igual peso na estrutura acionista - isto é, o Estado vai entrar com mais dinheiro do que acionista com que vai ficar no banco". De acordo com Miguel Laranjeiro, "o Estado passará a deter a maioria do capital e, no entanto, será minoritário na decisão". "Esta é apenas uma das questões a que o ministro de Estado e das Finanças deve responder no Parlamento", disse.

Ainda sobre o Banif, Miguel Laranjeiro afirmou que os socialistas querem saber qual a parte dos 1100 milhões de euros do Estado que chegará à economia portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário