quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

BALANÇO DE 2012

Carlos Canais
Caras e caros amigos,

O ano de 2012 encerrou há poucas horas e não posso deixar de fazer uma análise ao que nos deixou de herança.

A nível nacional deixou-nos um dos piores desempenhos de um governo da República que há memória. Com a justificação do cumprimento do memorando com a troika, ofereceu-nos empobrecimento em vez de esperança, afastamento dos objectivos do défice em vez de consolidação de contas públicas, desemprego e emigração forçada dos jovens em vez de emprego… 

Entretanto, as hesitações de governação sucederam-se umas às outras. Altera-se a TSU, não se altera a TSU, vende-se a TAP, não se vende a TAP, governa-se o país, faz-se de conta que se governa o país. Tudo isto com o beneplácito do Presidente da República, que ora anda a contar os tostões das suas pensões, ora deixa passar os prazos para enviar o orçamento de estado para o tribunal constitucional, mas sempre gerindo os seus silêncios (que são de ouro, segundo o próprio), enquanto tudo à sua volta se desmorona.

Com tanta desgraça que nos veio de Lisboa, valeu-nos o bom desempenho e o bom trabalho da Câmara Municipal de Condeixa. O executivo socialista, presidido pelo Eng.º Jorge Bento, em contraste ao governo de Pedro Passos Coelho, tem feito milagres de gestão sem descurar o desenvolvimento do concelho, a promoção da participação cívica e a solidariedade social.

Permitam-me que destaque a quase inexistência de dívidas a fornecedores com o propósito de estimular a economia local e a redução, para níveis insignificantes, da dívida à banca, não hipotecando governações futuras. Num ano em que vai perder 25% das receitas por transferência de Estado, a Câmara desceu o IMI em 0,05% para 0,65% num máximo de 0,8%, e para 0,35% num máximo de 0,5% permitidos por lei, para além de ter mantido a isenção de derrama para as empresas, favorecendo as pessoas e a fixação de empresas no concelho. O Orçamento Participativo Jovem foi uma medida tão boa que outros municípios estão a “copiar” o nosso exemplo, concretamente o de Coimbra. Por outro lado, as iniciativas de cariz solidário sucedem-se, tendo sido possível apoiar quem mais precisa.

Quero ainda fazer uma reflexão sobre as aprovações do Orçamento de Estado e o Orçamento Municipal. Enquanto o primeiro foi aprovado com os votos contra de toda a oposição, o orçamento da Câmara de Condeixa foi aprovado com os votos favoráveis do PS, BE e CDU. Só o PSD se absteve, num reconhecimento óbvio de que era um bom orçamento.

A nível interno, o PS de Condeixa está mais unido que nunca e com uma dinâmica evidente. Pela primeira vez assistimos a uma disputa eleitoral pela presidência da concelhia. Foi uma contenda que engrandeceu o partido, pela discussão política e pela troca de ideias que culminou com um nível de participação eleitoral próximo dos 90%. A revitalização do blog revelou-se uma mais-valia para a participação e informação dos militantes, com mais de 100 acessos diários. No passado dia 26 de Dezembro realizámos um plenário com várias dezenas de participantes. Dentro de dias apresentaremos, publicamente, o candidato à presidência da Câmara Municipal de Condeixa, nas eleições autárquicas de Outubro.

Como sempre contaremos com o vosso apoio.

Saudações Socialistas e um bom ano de 2013.

Carlos Canais
Presidente da Comissão Política Concelhia de Condeixa do Partido Socialista

Sem comentários:

Enviar um comentário