segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O QUE QUEREMOS PARA COIMBRA?

Ontem, Manuel Machado foi formalmente indigitado candidato ao município de Coimbra. O Partido Socialista teria, de certo, muitas e outras boas soluções, das mais diversas origens, gerações e perfis. Mas a opção foi pela melhor solução!

As eleições autárquicas são, por norma, aquelas que mais mobilizam os cidadãos e as que mais lhes tocam directamente, havendo as duas faces desta moeda. Por um lado, estas eleições são muito personalizadas na figura dos candidatos mas, sobretudo, no candidato que se perfila para Presidente do Município. O perfil pessoal e político do candidato à Câmara Municipal é sempre discutido e analisado pela opinião publica - felizmente, Manuel Machado tem suscitado acesos comentários, o que prova a força que lhe é reconhecida!

Por outro lado, naturalmente, os projectos políticos e as ideias de desenvolvimento apresentadas são fundamentais para a discussão e para a credibilização de qualquer alternativa democrática. Em relação ao primeiro aspecto, Manuel Machado dá-nos a todos as melhores garantias. É um homem sério, íntegro, daqueles, cada vez mais raros, em quem se pode confiar em pleno. Conhece o concelho de Coimbra como poucos. Tem obra em Coimbra que ninguém pode ignorar e que ninguém, nos últimos anos, conseguiu igualar ou chegar perto. Aliás, das últimas obras de referência em Coimbra, daquelas que melhoraram a qualidade de vida das pessoas, todas têm a sua marca. 

Lembro-me, só para dar alguns exemplos que me vêm à memória, da Ponte Europa (rebatizada ponte Rainha Santa), da Circular Externa, do Estádio Municipal, do Mercado Municipal e do Parque Verde e de muitas outras obras públicas das quais os cidadãos hoje usufruem. Para além das obras que são visíveis, sempre promoveu e incentivou uma intensa obra social, pois é um homem solidário, preocupado e sensível ao bem estar de terceiros, características fundamentais nos dias de hoje em que tantas famílias passam por enormes dificuldades.

Mais. Há quem diga que pela sua obra feita, Manuel Machado é um homem com passado. E é bem verdade! Tem um passado de que nos podemos orgulhar, tal como tem um presente e terá um futuro que nos honrará! O argumento de que a pessoa que já fez algo no passado está condenada a nada mais poder fazer no futuro, é o argumento dos fracos. Manuel Machado, com a sua revigorada experiência e a sua força criativa e assertiva, com a sua energia intelectual, injectará valor ao serviço de Coimbra e do País!

Em relação ao segundo aspecto, é preciso apresentar um projecto credível, que vá ao encontro das inúmeras necessidades das populações e da cidade. E são muitas as preocupações! Nos espaços verdes, na segurança, no emprego, no apoio ao empreendedorismo, na criação de oportunidades para fixar os mais jovens, na mobilidade, na reabilitação urbana olhando pela Baixa e pela Alta. No sempre adiado projecto de Coimbra Capital da Saúde, mas também nas simbioses e relações com as principais instituições da cidade, como a Universidade, o Politécnico e os Hospitais.

É preciso ter uma ideia para os moribundos e abandonados espaços verdes da cidade. É preciso uma solução para a cada vez maior insegurança que se sente nas ruas. E preciso dinamizar o tecido económico, fomentar o empreendedorismo, os parques tecnológicos e apoiar os jovens empresários para estancar uma cada vez mais gritante fuga de quadros. É preciso encontrar soluções para a reabilitação urbana, recuperando a zona histórica, fomentando aqui o turismo e cultura atraindo casais jovens para o parque habitacional. Manuel Machado anseia fazê-lo, porque sabe fazê-lo!

Manuel Machado saberá construir a melhor equipa! Com gente experiente mas renovada e ambiciosa, aberta à sociedade e aos sectores mais dinâmicos, credível, conhecida e reconhecida publicamente, capaz de mobilizar a população e de se bater pelas causas que são de todos.

Se assim for, e estou convicto que assim será, seguramente que é possível construir um futuro melhor, voltando a afirmar Coimbra como a terceira cidade do País, motor económico, social, cultural e político do Distrito de Coimbra mas, sobretudo, capital da Região Centro.

Pedro Coimbra
Presidente da Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista

2 comentários:

  1. Sem dúvidas que Manuel Machado é um forte candidato à Câmar de Coimbra agora vejamos de quem se irá rodear,aí é preciso muito cuidado.

    ResponderEliminar
  2. O Dr.Manuel Machado é Candidato de Coimbra mais nada, agora cuidado com quem se vai rodear, porque estamos a atravessar uma fase dificil e consequentemente será uma Campanha Eleitoral dificil e quem estiver do lado dele para o bem ou para o mal se não existir muito tacto na escolha pode correr mal. Da minha parte o Dr. Manuel Machado tem sempre o meu voto. Maria Monteiro

    ResponderEliminar