sexta-feira, 2 de novembro de 2012

CONDEIXA E OS NÚMEROS

Realizou-se no ano passado o Censos 2011, uma operação estatística realizada de 10 em 10 anos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), com o objectivo de recensear a população portuguesa e a habitação. Os resultados preliminares já foram publicados e a nível global, verificou-se um ligeiro crescimento da população em relação ao último censos de 2001: a população residente em Portugal cresceu cerca de 1,9%, cifrando-se agora nos 10.555.853 indivíduos. As famílias apresentaram um crescimento mais significativo, cerca de 11,6% e os alojamentos e os edifícios cresceram cerca de 16,3% e 12,4% respectivamente.

Apesar deste crescimento a nível nacional, a evolução da população e da habitação a nível regional e local traduz-se de maneira diferente. A região centro sofre um ligeiro decréscimo de 0.91% na população residente, aumentando no entanto o número de famílias (7.83%), de alojamentos (15.59%) e de edifícios (12.20%). A NUTIII Baixo Mondego (na qual o concelho de Condeixa-a-Nova se insere) regista uma diminuição de população acima da média regional, perdendo 2,4% de população em relação a 2001, mantendo no entanto um crescimento em termos de famílias, alojamentos e de edifícios.

Apesar desta tendência de decréscimo populacional na região centro, Condeixa-a-Nova é o concelho que regista o maior aumento de população residente no Baixo Mondego (11.88%), tendo sido a par com Montemor-o-Velho os dois únicos municípios desta NUTIII com crescimento positivo. Comparando com outros municípios vizinhos à nossa volta, praticamente todos os municípios perdem população, com a excepção de Condeixa-a-Nova, Montemor-o-Velho, Lousã e Miranda do Corvo. Mesmos os grandes centros populacionais da região centro (Coimbra, Figueira da Foz e Cantanhede) registam decréscimos de população em comparação com 2001. Condeixa-a-Nova é em toda a NUTII Centro o terceiro concelho com maior crescimento na população residente, logo atrás de Arruda dos Vinhos e de Sobral de Monte Agraço. Em relação aos outros indicadores, comparando com 2001 Condeixa-a-Nova regista um aumento nos edifícios (18,86%), alojamentos (25,84%) e famílias (15,59%). No total, o concelho de Condeixa-a-Nova possui agora 17163 habitantes.
Condeixa-a-Nova mantém assim a tendência de crescimento que se vinha a registar nas últimas décadas, reforçando a ideia que cada vez mais as pessoas e as famílias procuram Condeixa para viver, sinónimo das excelentes condições que possui e da qualidade de vida que o nosso concelho tem para oferecer. Desde a proximidade a Coimbra, as boas vias de comunicação, a enorme oferta de equipamentos de desporto, lazer, educação e conhecimento, da requalificação urbana, do património cultural, histórico e ambiental, tudo isto é fruto das políticas e da estratégia implementada pelos executivos socialistas que têm liderado o município, levando Condeixa-a-Nova a ser considerada pelas pessoas e pelas famílias um bom local para viver.

Nuno Redinha

Sem comentários:

Enviar um comentário