quinta-feira, 29 de novembro de 2012

QUEM APROVOU O ORÇAMENTO DE ESTADO?

Foi há dias aprovado o Orçamento de Estado para 2013. Depois de tanto apelo, discussão e manifestação, com “ouvidos moucos” a tudo e todos, o documento foi dado como aprovado.

Mas, afinal quem aprovou este OE? A resposta até parece obvia. Analisemos e reflitamos com detalhe sobre toda a informação… O PS votou contra, como não poderia deixar de o fazer. Face a um OE centrado quase em exclusivo num aumento bárbaro de impostos, com cortes de subsídios e pensões, sobretaxas, aumentos no IRS, promoção do desemprego, diminuição da assistência na saúde e na educação; um partido responsável não tinha outra qualquer opção. Até porque, das propostas apresentadas pela bancada socialista, para que fosse minimizado o impacto desta crise em todos nós, por inflexibilidade ou orgulho, caíram em “saco roto”…

A restante bancada de Esquerda também votou veementemente contra. Analisemos agora a posição dos deputados da maioria. No que respeita ao CDS/PP houve um deputado que votou contra (tudo e todos), fazendo persistir o seu pensamento consciente em relação à disciplina. Outros quatro apresentaram declarações de votos.

No que concerne ao PSD, inicialmente existiam 18 deputados dispostos a apresentar também declaração de voto. Estes, que certamente também não concordavam com este OE, conseguiram que fosse estendida a sua opinião a toda a bancada social-democrata, tendo esta elaborado um texto assinado por todos os 108.

Feitas as contas, parece-me que quase todos os deputados do parlamento tinham intenções de não votar a favor do OE! Parece irreal… Será que nem os próprios acreditam no trabalho que estão a desenvolver? Chegámos ao ponto de pensar: será que nem os deputados da maioria acreditam nesta política de austeridade massiva? Será que já estão conscientes de que estão mesmo a caminhar, velozmente, para o empobrecido, alienação e destruído o nosso país? Bem, não me custa acreditar que isto seja mesmo verdade…

Paulo Caseiro

Sem comentários:

Enviar um comentário