sexta-feira, 23 de novembro de 2012

MAIS SAÚDE EM CONDEIXA

Os cuidados de saúde primários são reconhecidos como sendo o pilar de um sistema de saúde. Temos assistido, nos últimos anos, a um conjunto vasto de reformas visando proporcionar a melhoria dos cuidados de saúde primários em Portugal. O que penso ter sido um bom exemplo foi a criação de Unidades de Saúde Familiar – USF, pelo então Ministro da Saúde Socialista Correia de Campos. Já remonta a 2006 quando a primeira USF (USF de Condeixa) foi criada no nosso concelho, tendo sido uma das instituições pioneiras e de referência a nível nacional. Condeixa possui agora uma nova Unidade – a USF Fernando Namora.

As USF são unidades de prestação de cuidados de saúde que assentam em equipas constituídas por médicos, enfermeiros e pessoal administrativo. Estas unidades de saúde assumem um papel importante na prevenção da doença e na promoção da saúde. Este modelo de prestação de cuidados permite manter uma relação de maior proximidade com os doentes e cidadãos, através do contacto permanente, constante e personalizado.
Diversos estudos têm relatado resultados bastantes satisfatórios. De acordo com o Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (2009), o modelo de USF tem tido aceitação generalizada entre os cidadãos, sendo que mais de 80% encontram-se bastante ou muito satisfeitos com o serviço.

Esta nova unidade instalada em Condeixa irá, certamente, ajudar a resolver os problemas remanescentes nesta área tão nobre para todos nós, e ultimamente tão maltratada pelo actual governo PSD/CDS.

Paulo Caseiro

Sem comentários:

Enviar um comentário