segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O SILÊNCIO DE OURO PARA O AMIGO DA ONÇA

Já perdi a conta aos títulos de jornal que abordam os silêncios de Cavaco Silva. E a outros tantos que criticam justamente quando ele resolve falar - sobretudo aqueles em que o Presidente lamentou não receber o suficiente para pagar as suas despesas, tendo os media apurado que Cavaco recebia cerca de oito mil euros mensais!

Não bastava termos um governo que não faz ideia da situação em que muitos portugueses vivem, temos também um Presidente que insulta todos aqueles que sentem na pele as dificuldades de não receberem mensalmente uma pequeníssima parte do que arrecada Cavaco Silva.  

Se somarmos a isto os mais de 350 mil euros que Cavaco lucrou conjuntamente com a filha pela venda das acções do BPN disponibilizadas pelo amigo Oliveira e Costa, o ressentimento do País é seguramente maior.  

Há circunstâncias em que, de facto, é preferível que Cavaco se cale. Mas há outras em que o Presidente tem de acordar da gélida e dormente hibernação que se instalou no Palácio de Belém e que o afasta das ruas de Portugal. As políticas cegas da direita e a sua insistência no ataque mortífero ao Estado Social - um património de todas as pessoas que ergueram o nosso País - deviam fazer Cavaco levantar-se do sofá e mostrar que o caminho não é a desumanização. Mas Cavaco prefere o silêncio!  

É o Estado Social que nos afasta da época medieval da barbárie. É o Estado Social que nos garante uma cidadania de igualdade, o acesso à saúde, à educação, à justiça e ao apoio social. As pessoas estão na rua. Onde está Cavaco?  

Soubemos que esteve há uns dias nos prémios Gazeta, que premeia trabalhos jornalísticos.  

Disse: "Todos sabem que o silêncio do Presidente é de ouro, hoje a cotação do ouro foi 1.730 dólares por onça, uma onça são 31 gramas". Cavaco, pelos vistos um entendido em onças, quebrou o silêncio apenas para dizer por que está em silêncio: Cavaco anda em reflexão. Enquanto andar em reflexão vai avalizando a austeridade torpe do Governo. Cavaco anda em reflexão enquanto as empresas encerram, o desemprego galga as estatísticas, o Governo falha todas as previsões, a carga de impostos é insuficiente para cobrir o fracasso das políticas actuais, e o Governo teme negociar de cabeça erguida com os credores que nos impõem medidas, prazos e juros excessivamente abusivos.  

Cavaco anda em reflexão enquanto a farsa deste Orçamento do Estado para 2013 esgota o tempo de (falsa) discussão! Cavaco, o primeiro timoneiro do País, adormeceu enquanto refletia. A instituição Presidência da República está enfraquecida com o seu atual inquilino. O Presidente não representa os portugueses, não acalma os seus anseios, não é porta-voz dos oprimidos. O Presidente tenta fazer piadas sobre os seus silêncios e sobre o seu paradeiro.  

Mas não estamos em tempos de fazer piadas!  

Pedro Coimbra
Presidente da Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista

Sem comentários:

Enviar um comentário