quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CONSELHO CONSULTIVO - AUTÁRQUICAS 2013

Liliana Pimentel
As marcas da governação autárquica do Partido Socialista no concelho de Condeixa são um enorme motivo de orgulho na história e na vida do PS. 

Desde sempre que os projetos autárquicos e os autarcas do Partido Socialista no concelho reflectem visão, trabalho, responsabilidade e ética, resultando em momentos importantes para a afirmação do Poder Local e para novos tempos de progresso, de políticas sociais e de competitividade económica, promovendo as potencialidades do concelho e freguesias.

O trabalho desenvolvido pelo PS na autarquia é a maior prova do empenho que muitos militantes e independentes atribuem à responsabilidade de servir a causa pública e de defender a integridade e a valorização das comunidades locais.

Mas a nossa responsabilidade é cada vez maior!

É o próprio Partido Socialista que chama a si o dever de promover novos progressos na relação de confiança que pretende reforçar com as populações, assente na transparência da governação do município e das freguesias e nos princípios e valores da qualidade democrática.

Queremos promover uma nova geração de políticas autárquicas, assumindo o desígnio do desenvolvimento municipal e intermunicipal, gerando novos modelos de proteção social, de progresso económico e de reforço da coesão territorial e social.

Neste sentido, a Concelhia do Partido Socialista de Condeixa decidiu constituir no início deste ano um Conselho Consultivo constituído por militantes e simpatizantes do PS residentes no Concelho de Condeixa que assumiram o compromisso de ajudar a elaborar um documento, que fosse não só um contributo importante de reflexão política, mas tivesse também a ambição de constituir uma importante achega com propostas políticas concretas para o programa autárquico 2013-2017.

Durante estes meses, todos os membros deste Conselho Consultivo e apesar de terem as suas ocupações académicas e profissionais, participaram ativamente tanto nas reuniões e discussões, como na realização de contributos que integram o programa autárquico do Partido Socialista.

Além do esforço generoso e do entusiasmo sempre presentes, os membros do Conselho Consultivo demonstraram de forma clara, a sua profunda convicção que somente através de uma participação e dum empenhamento coletivo, o Partido será capaz de dar respostas à altura da sua responsabilidade perante os graves problemas com que o Poder Local atualmente se defronta.

O programa autárquico que o PS de Condeixa e os seus autarcas desenvolveram é a marca de uma governação autárquica distintiva e progressista, centrada nos compromissos com as pessoas e com o futuro, fortalecida num espirito de modernidade e de responsabilidade ética no exercício dos cargos públicos do Poder Local.

Os diferentes membros do Conselho Consultivo subdividiram-se em pequenos grupos e tratam as seguintes áreas temáticas:
a)      Políticas Sociais e Saúde;
b)      Turismo;
c)      Urbanismo/Reabilitação Urbana;
d)      Revitalização das Zonas Rurais;
e)      Empreendedorismo, Emprego e Inovação;
f)       Educação e Cultura;
g)      Desporto.

Os elementos do Conselho Consultivo responsáveis por cada uma das áreas temáticas são os seguintes:

a)      Políticas Sociais e Saúde

Paulo Júlio Caseiro – Docente na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra e Doutorado em Engenharia Biomédica e Biofísica.

Silvina Menezes Silva – Assistente Social e exerce funções como Técnica Superior da Segurança Social/Centro Distrital de Coimbra.

Sofia Manaia – Assistente Social e Diretora Técnica de uma IPSS, membro do CLAS e da Rede Social de Coimbra.

Francisco Ferreira – Especialista em Psicologia Clínica, exerce actualmente funções no Centro de Saúde de Condeixa e é membro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).

b)      Turismo

Luís Meireles – Consultor de projectos nas áreas de Turismo, Hotelaria e Restauração. Possui formação superior em Gestão Hoteleira.

Paulo Granja – Especialista em História Contemporânea. Investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.

c)      Urbanismo/Reabilitação Urbana

Rui Carvalho – Arquiteto. Realiza projetos e estudos de arquitetura a nível nacional e internacional em diferentes áreas do setor.

Pedro Bingre – Docente no Instituto Politécnico de Coimbra e Consultor no Centro de Estudos Regionais e Urbanos. Especialista em Planeamento Regional e Urbano.

d)      Revitalização das Zonas Rurais

Liduíno Borges – Economista. Desempenhou funções de Diretor Executivo de várias empresas, nomeadamente no Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos. Exerceu funções de Direção da Associação de Desenvolvimento das Terras de Sicó.

João Leal – Técnico Oficial de Contas, Consultor e Gestor.

Nuno Redinha – Engenheiro Eletrotécnico, ramo de Informática. Integra a equipa de investigação do Centro Nacional de Informação Geográfica (CNIG).

Luís Caridade – Gestor de projetos numa empresa de base tecnológica spin-off da Universidade de Coimbra.

e)      Empreendedorismo, Emprego e Inovação

Ana Manaia – Doutoranda em Engenharia Mecânica na Universidade de Coimbra. Exerce funções de Investigadora-Coordenadora do Gabinete de Investigação e Desenvolvimento no Laboratório de Materiais do Instituto Pedro Nunes.

Elsa Rodrigues – Licenciada em Psicologia, Empreendedora Social e Coordenadora Nacional do Projeto MeuFuturo24. Desempenha várias funções ligadas às áreas do Emprego, Empreendedorismo, Criatividade, Inovação e Associativismo.

Tiago Picão – Técnico no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Presidente da JS de Condeixa.

Nelson Michael Simões – Licenciado em Contabilidade e Auditoria. Responsável financeiro de vários projectos comunitários nacionais e internacionais.

Pedro Costa – Licenciado em Gestão. Auditor financeiro na Deloitte.

f)       Educação e Cultura

Pedro Devesa – Professor. Exerceu funções como Diretor Escolar. Fundador e Maestro do Orfeão Dr. João Antunes. Desempenha várias funções de natureza cultural e artística.

Paulo Granja - Especialista em História Contemporânea. Investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.

g)      Desporto

Alexandre Miguel – Docente na Universidade de Coimbra. Presidente do Condeixa Aqua Clube.

Paulo Galvão – Técnico Superior de Desporto. Exerce funções nas Piscinas Municipais de Condeixa. Técnico de Gerontomotricidade na Santa Casa da Misericórdia de Condeixa-a-Nova.

Os contributos obtidos por estes diferentes grupos foram a primeira fase de um trabalho produzido pelo Conselho Consultivo, mas muitos outros pontos e temas continuarão a ser tratados no futuro.

A abordagem neste trabalho coletivo foi feita, apesar de tudo, com entusiasmo e dedicação, no convencimento que não existem vícios de governação nem situações estruturais que não possam e não devam ser ultrapassadas. Contaram ainda com a participação dos candidatos à Câmara, Nuno Moita, Fernando Pita, Carlos Canais e António Ferreira e ainda do atual Presidente de Câmara Jorge Bento.

Liliana Pimentel
(Coordenadora do Conselho Consultivo)

Sem comentários:

Enviar um comentário