terça-feira, 21 de maio de 2013

NUNO MOITA VISITOU APPACDM E QUINTA DO BARROSO

Prosseguindo as visitas às instituições da freguesia sede do concelho, Condeixa-a-Nova, o candidato Nuno Moita esteve recentemente na APPACDM, instituição de referência do concelho na promoção da qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência e incapacidade mental.

Criada em 1982, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Condeixa-a-Nova está instalada no Bairro do Ciclo desde 1988 e acolhe cerca de 60 pessoas, entre crianças e adultos, dos quais 40 em parte ocupacional e 20 em atividades de formação profissional. Tem atualmente um quadro de 22 funcionários, três deles especializados.

Destaque-se ainda as ações de formação profissional, nas áreas de carpintaria, jardinagem e limpeza de andares, ministradas naquela instituição, que têm permitido aos formandos o ingresso no mercado de trabalho, bem como a existência de serviços como o de lavandaria que proporciona a ocupação dos utentes, por um lado, e a geração de receita, por outro. De destacar ainda a aplicação de técnicas inovadoras no tratamento deste tipo de deficiência, como é o caso da “Rebound Therapy”. O candidato, Nuno Moita, apesar de já conhecer a realidade da Instituição, uma vez que pertence ao Conselho Fiscal, não deixou de ficar impressionado com a dedicação, entrega e capacidade de inovação dos colaboradores da Instituição, dirigida pela Drª Cristina.

Após a visita, a comitiva socialista reuniu com a direção e corpo técnico da instituição onde lhe foram apresentados os principais constrangimentos de ação da APPACDM, destacando-se a inexistência de uma unidade residencial que permita o acolhimento a tempo inteiro dos casos mais graves. Em situações de urgência, os utentes têm de ser encaminhados para outras APPACDM. Nuno Moita comprometeu-se “a ser um parceiro ativo da Instituição, numa lógica que tenho vindo a defender de reforço da ação social, enquanto paradigma futuro de ação das câmaras municipais”. Neste sentido, o cabeça de lista do PS à Câmara de Condeixa disponibilizou-se a "enquanto presidente de Câmara encontrar solução para esta necessidade, em conjunto com a APPACDM, o que poderá passar pela utilização do edifício de uma das escolas primárias existentes no concelho e que já não estão a ser utilizadas”.

No âmbito destas visitas, o candidato deslocou-se ainda à urbanização Quinta do Barroso, Fornos do Castel, Ribeira e Casal da Estrada. Nuno Moita visitou as obras da estrada que liga a Quinta do Barroso a uma superfície comercial (Lidl), cuja 1ª fase está já concluída com a colocação dos lancis que permitirão a colocação dos postes para iluminação pública, obra pretendida pelos habitantes daquela urbanização e que vêem agora como uma realidade.

O candidato visitou ainda a obra da Junta de Freguesia de alcatroamento entre os Fornos de Castel e a Ribeira numa extensão de cerca 250 metros. 

Os moradores chamaram à atenção para a questão da ponte romana junto à Quinta do Barroso que, pela sua pequena dimensão, causa graves constrangimentos ao tráfego rodoviário e também à segurança rodoviária. Nuno Moita informou que “a necessidade de criar uma alternativa já foi identificada, está presente no plano orçamental da Câmara Municipal, e certamente, apesar dos constrangimentos financeiros existentes, será um problema que será resolvido no decurso do próximo mandato autárquico”. 


Clique nas fotos para visualizá-las melhor




















Sem comentários:

Enviar um comentário