segunda-feira, 29 de julho de 2013

NUNO MOITA SENTOU-SE À MESA COM 200 JOVENS PARA DEBATER DESAFIOS DAS GERAÇÕES MAIS NOVAS - COM FOTOS

O cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita, encontrou-se, na última sexta-feira, com cerca de duas centenas de jovens para debater os desafios das gerações mais novas.

No encontro, que decorreu no restaurante O Filipe, no Sebal, o candidato e os jovens trocaram ideias sobre uma política de juventude estruturada, capaz de dar resposta aos desafios da emancipação e independência académica, económica e cívica.

Refira-se que os jovens portugueses estão entre os que registam processos de autonomização mais tardios, abandonando a casa dos pais apenas por volta dos 29 anos. Para tal, contribuem as dificuldades na obtenção do primeiro emprego e a precariedade das relações laborais, fatores que dificultam o restante processo de emancipação. 

“A emancipação é, pois, um dos principais eixos de uma política de juventude estruturada, que parte do reconhecimento de que a integração na vida ativa pressupõe a criação efetiva de igualdade de oportunidades, que permita ultrapassar as dificuldades simultâneas de conclusão dos estudos e de acesso ao mercado de trabalho e à habitação. A construção de políticas públicas que não tenham presente esta dimensão transversal da emancipação, concentrando-se nas árvores sem ver a floresta, muito dificilmente produzirá resultados visíveis e estáveis”, sublinhou Nuno Moita.

Preocupado com a fuga de jovens para o estrangeiro em busca de melhores condições de trabalho, o candidato reforçou a intenção de promover uma atenção especial às camadas mais jovens da população do concelho.

“Num momento de crise e especial dificuldade para os jovens na obtenção do primeiro emprego, os sinais a dar devem ser de reconhecimento da necessidade de uma estratégia vocacionada em especial para o combate ao desemprego e à precariedade laboral entre os jovens. Ao contrário de outros, queremos que os nossos jovens, que são o garante do nosso futuro, fiquem em Portugal, de preferência no concelho”, acrescentou.

No encontro, Nuno Moita teve ainda oportunidade de apresentar algumas das medidas previstas no programa eleitoral destinadas aos jovens, nomeadamente de incentivo à empregabilidade jovem: programas de microcrédito e a criação do prémio de emprego para as empresas do concelho.

Foram ainda apresentadas medidas específicas designadamente a continuação e reforço do orçamento participativo, iniciativas de estimulo à participação cívica dos jovens através de bolsas de voluntariado (apoio social), a realização de um fórum anual de juventude para reflexão e debate de políticas de juventude e a manutenção de programas de ocupação de tempos livres durante as interrupções letivas. 

Clique nas fotos para visualizá-las melhor (66 fotos)


































































Sem comentários:

Enviar um comentário