segunda-feira, 1 de abril de 2013

O SUPER ESPIÃO!

Pedro Coimbra
Há dias, tivemos conhecimento após publicação em Diário da República que o ex-espião Jorge Silva Carvalho vai ser readmitido na Administração Pública, com colocação na Presidência do Conselho de Ministros, ainda sem funções definidas na carreira e categoria de técnico superior.

Jorge Silva Carvalho desempenhou funções no SIS de onde pediu a exoneração de funções para pouco depois iniciar actividade privada no grupo Ongoing, onde esteve cerca de um ano, tendo saído sem grande sucesso.

Da sua passagem pelo SIS resultou uma acusação judicial de acesso indevido a dados pessoais, abuso de poder e violação de segredo de Estado cujo julgamento se iniciará em breve.

Ou seja, Jorge Silva Carvalho é suspeito de crimes muito graves contra o Estado português, enquanto agente do Estado ao serviço das secretas. Saiu para o sector privado, onde não teve sucesso, e requereu, recentemente pela via judicial, o reingresso no mesmo Estado de onde saiu e onde, alegadamente, terá praticado os já referidos crimes.

Ao que parece, o reingresso até tem enquadramento legal, tendo o Governo antecipado qualquer decisão por decreto assinado pelo Primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho, e pelo Ministro das Finanças, Victor Gaspar.

Ora, a gravidade dos factos de que Jorge Silva Carvalho está acusado são demasiado graves e, a serem verídicos, decorreram do exercício de actividade na Administração Pública onde agora volta a ingressar por via do referido decreto.

Mesmo com a lei a referir que quem exerceu aquelas funções durante mais de seis anos tem direito a ser integrado no mapa de pessoal da Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros, em categoria equivalente à que possuir no serviço e no escalão em que se encontrar posicionado, os dados conhecidos exigiam uma maior prudência e sentido de responsabilidade da parte do Governo.

Já agora, o que sentirão os milhares de portugueses que se sentem actualmente ameaçados pelas rescisões na Administração Publica? E o que dirão os quase um milhão de desempregados portugueses anunciados pelo Governo para o ano de 2013?

Pedro Coimbra
Presidente da Federação de Coimbra do Partido Socialista

Sem comentários:

Enviar um comentário