terça-feira, 23 de abril de 2013

NUNO MOITA VISITOU INSTITUIÇÕES DO CONCELHO

O líder da candidatura do PS, Nuno Moita, visitou recentemente a Santa Casa da Misericórdia de Condeixa-a-Nova, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Condeixa e a Casa do Povo de Condeixa, para conhecer em detalhe o funcionamento e as dificuldades daquelas importantes instituições concelhias.

Na Santa Casa da Misericórdia, uma casa que o candidato conhece bem desde há pelo menos uma década sendo atualmente presidente do Conselho Fiscal, Nuno Moita considerou tratar-se de “uma Instituição única a nível concelhio e uma das referências regionais ao nível da resposta social”, e elogiou o “excecional trabalho realizado pela Santa Casa, na figura do seu provedor Dr. Manuel Branquinho, sem esquecer a dedicação à Instituição de todos os seus colaboradores e restante mesa administrativa”, deixando ainda referência ao importante papel que tiveram no crescimento da instituição os anteriores provedores Mário Lourenço e Amílcar Morgado.

Na sequência da visita, Nuno Moita reforçou uma das ideias chave da candidatura socialista que passa pelo reforço das parcerias entre a Câmara Municipal e as instituições de solidariedade social. “Numa altura em que o envelhecimento da população é uma realidade, assim como a degradação das condições sociais em resultado da crise económica e financeira agravada pela austeridade deste Governo PSD-CDS, preconizo um reforço das respostas sociais em parceria com as instituições de solidariedade social, nomeadamente com a Santa Casa da Misericórdia de Condeixa, e tendo as Juntas como parceiro ativo, na senda do que já vem sendo feito pelo atual executivo Camarário liderado pelo Partido Socialista, nomeadamente ao nível do cartão do Idoso e da teleassistência, para além das medidas especificas previstas no programa de emergência social”.

A Santa Casa da Misericórdia de Condeixa presta apoio social ao nível da Terceira Idade, contando com cerca de 130 utentes em lar, 75 em centro de dia e 70 em apoio domiciliário. Ao nível do apoio à Infância, a instituição contabiliza 100 crianças na creche, 50 no jardim-de-infância e acolhe ainda 9 crianças no centro de acolhimento temporário de crianças e jovens em risco. 

Na cantina social, outra das valências daquela Misericórdia, são apoiadas 16 famílias, ao abrigo de uma parceria com a Segurança Social e com a rede social e programa comunitário.

Durante a visita à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita constatou a qualidade dos equipamentos ao dispor da corporação e tomou nota da necessidade de alargar o quartel, comprometendo-se a colaborar na concretização daquele objetivo. Além disso, recebeu das mãos do comandante, Fernando Gonçalves, um plano de captação e retenção de voluntários que prevê um conjunto de deveres, direitos e regalias para os membros do quadro dos bombeiros que o candidato prometeu analisar e levar à discussão quando for eleito presidente de Câmara.

”Falar de bombeiros é celebrar uma das mais nobres expressões de altruísmo e solidariedade. Comigo os bombeiros serão sempre apoiados e acarinhados, na senda do que tem vindo a ser feito pelo atual e anteriores executivos camarários liderados pelo PS”, disse Nuno Moita.

Na Casa do Povo, o cabeça de lista do PS foi recebido pelo presidente da direção, Manuel Canelas, que salientou o esforço que tem sido feito para retomar a atividade, um trabalho que foi elogiado por Nuno Moita. Recentemente, a instituição foi considerada uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), a fim de ser considerada uma Associação de Utilidade Pública de base associativa e, a partir desse ponto, reunir condições para desenvolver projetos na área social. Nuno Moita pôde comprovar “in loco” o funcionamento da escola de música, que foi no passado uma das referências do concelho, pretendendo a atual direção voltar a recolocar a Casa do Povo nesse patamar de excelência. A médio prazo, está prevista a constituição de uma Banda Filarmónica, que atualmente não existe no Concelho.

“Enquanto presidente de Câmara irei dar todo o apoio no sentido de garantir que chegue a bom porto o processo de constituição de associação de utilidade pública e que possa ser criada uma nova resposta social, ao nível dos cuidados para a terceira idade, integrada numa resposta global em parceria com Instituições como a Santa Casa da Misericórdia de Condeixa, numa lógica de parceria estratégica”, garantiu.

Nuno Moita esteve ainda na Associação de S. Fipo e Palhacana, que elegeu recentemente uma nova direcção apostada em retomar a atividade da coletividade. 

Clique nas fotos para visualizá-las melhor





















Sem comentários:

Enviar um comentário