sexta-feira, 19 de abril de 2013

40 ANOS...

1º símbolo utilizado pelo PS (1973)
O Partido Socialista foi fundado a 19 de Abril de 1973 na cidade alemã de Bad Münstereifel por militantes da Acção Socialista, que idos de Portugal e de outros locais do mundo, deram origem àquele que viria a ser um dos fundadores e acérrimos defensores da democracia portuguesa. Duras lutas políticas se travaram no período pós 25 de Abril e, apesar da crise que atravessamos, se hoje vivemos em democracia, muito se deve à acção que teve o PS nesse período.

Hoje o Partido Socialista faz 40 anos. Uma data muito importante para Portugal, mas que não deixa de ser uma data importante para Condeixa de forma muito particular. Se devemos considerar o Partido Socialista um dos pilares da democracia portuguesa, não podemos deixar de considerar o Partido Socialista de Condeixa, o principal pilar do desenvolvimento do concelho. 

Foi sob a sua gestão que Condeixa se transformou num concelho moderno, bem equipado e com boas acessibilidades, onde dá gosto viver e criar os filhos. Foi sob a
gestão de socialistas que Condeixa se transformou no concelho que percentualmente mais eleitores atraiu em todo o distrito de Coimbra nos últimos 3 anos, e em números absolutos em 2012, reflexo  da qualidade de vida que Condeixa oferece, e que é difícil de superar pelos municípios vizinhos.

Mas um partido é feito de pessoas! O Partido Socialista é hoje aquilo que é porque, á sua frente, teve homens e mulheres que souberam lutar pelos seus ideais, muitas vezes à custa da sua própria liberdade e que conseguiram passar-nos essas referências. Mário Soares é um exemplo dessa estirpe, e é hoje, não um símbolo do nosso partido, mas um símbolo do nosso país! Tal como Soares, António Arnaut, Salgado Zenha, Fernando Valle, e tantos, tantos outros, fizeram do PS aquilo que hoje é - um partido de valores. 

Uma palavra para o saudoso Fausto Correia. Não foi um líder distrital. Foi O líder da Federação distrital de Coimbra, e para  sempre uma referência, sem desprimor para nenhum dos seus antecessores e para quem a ele sucedeu, o último dos quais o camarada Pedro Coimbra.

Também Condeixa, teve (e tem) ao longo destes últimos 40 anos, as suas referências. A eles deve este PS concelhio, e deve Condeixa. Armando Tavares, Belmiro Moita e Jorge Bento, colocaram Condeixa aonde está. Seria injusto não falar de outros nomes, mas seria mais injusto ainda deixar algum por referir. 

Condeixa teve, ao longo destes 40 anos, socialistas que passaram pelas comissões políticas concelhias, que representaram o partido nas assembleias de freguesia, nas juntas de freguesia, nas assembleias municipais e nas vereações das sucessivas câmaras que o PS soube e mereceu ir ganhando, centenas de homens e mulheres que mereceram e merecem o agradecimento de todos. Amanhã, no jantar comemorativo deste aniversário, iremos homenagear 23 deles. São 23 militantes que durante 20 ou 30 anos defenderam a causa socialista e que são a memória do partido.

Mas o PS não é, nem deve ser, apenas um partido com passado. O PS é um partido com futuro, que nas próximas eleições autárquicas vai candidatar o camarada Nuno Moita à Câmara Municipal. Dele esperamos que continue a honrar o passado do partido, mas esperamos principalmente que consiga construir o seu futuro. Um futuro que continue a fazer de Condeixa um exemplo de boa governação socialista, e um local onde sintamos gosto em viver. Temos a certeza que o fará!

Saudações Socialistas!

Carlos Canais
Presidente da Comissão Política Concelhia de Condeixa do Partido Socialista

Sem comentários:

Enviar um comentário