segunda-feira, 18 de março de 2013

QUEM SE INDIGNA?

Pedro Coimbra
"Vocês são execráveis. Estão a falar em números que me constrangem: 25 mil euros por mês não vos chega para viver? Ao longo dos últimos anos capitalizaram. Isto é uma fantochada".

As televisões estavam lá e os telejornais abriram com este episódio, mostrando o ex-funcionário do BCP, Fernando Loureiro, que ousou erguer-se - dirigindo-se a Filipe Pinhal, ex-presidente do mesmo banco e um dos fundadores do Movimento dos Reformados Indignados - mostrando-se indignado com alguns indignados.

A partir daí levantou-se um coro de críticas aos membros deste recém-criado movimento. Dos mais anónimos aos mais mediáticos. Com algum destaque para Silva Lopes, antigo ministro das Finanças, que considerou que o valor da pensão de Filipe Pinhal, é uma "extorsão", ripostando ao que Pinhal dissera aquando da apresentação do seu movimento, classificando de "extorsão" os cortes que a sua pensão iria sofrer. Lembro que o ex-presidente do BCP está reformado pela instituição e foi, durante o polémico processo de saída, após o escândalo das "off-shores", acusado de receber uma reforma milionária.

Os incidentes que têm marcado a indignação com os indignados suscita alguma reflexão e merece que nos detenhamos a colocar em perspectiva aquilo que está em causa. A estrutura liberal das democracias admite a diferenciação de vencimentos, que se torna mais aguda quando estamos perante tendências neoliberais de recuo do Estado e emersão de iniciativa privada. Este é um princípio económico incontornável. Todavia, a perversão espreita à esquina. E permite que pensões elevadas (que podem rondar, neste caso, os 70 mil euros mensais), esmaguem a moralidade pública, tratando com um gritante menosprezo o desemprego e as remunerações mais baixas. Concordo que quem trabalha, produz e gera riqueza para si e para a sua comunidade tenha direito a uma certa diferenciação. Mas a diferenciação infinita é perniciosa e muitas vezes desumana, sobretudo quando assistimos no País aos muitos que têm pouco. 

Há cada vez mais gente a viver com menos recursos. E não nos podemos deixar de nos indignar com isso!

Fica mais patente neste caso a ideia de luta de classe que se impôs a toda a leitura política contemporânea. A ideia verídica de que há os que têm e os que não têm. Uma ideia de que a opressão - que tem várias faces - só oprime quando se reconhece opressiva e não apenas quando se reconhece opressora.

Há uma nova tenda moral que temos de armar na sociedade. Uma enorme tenda onde todos caibamos. Uma tenda onde teremos de nos entender, em que teremos esclarecimentos a fazer, solidariedade a praticar. Uma tenda com novos propósitos, reerguendo o primado republicano de igualdade, liberdade e fraternidade. 

Um novo contrato social, em que o Estado Social não é suprimido e uma moralidade democrática assente nos princípios éticos de respeito pelo ser humano.

Pedro Coimbra
Presidente da Federação de Coimbra do Partido Socialista

1 comentário:

  1. Que pena..! So agora estarem acordar.São tambem culpados destas e de outras reformas,injustas a pessoas que nunca descontaram para receber nem 10% que merciam,e agora lamentam

    ResponderEliminar