domingo, 3 de março de 2013

GRÂNDOLA, VILA MORENA

Carlos Canais
Segundo o movimento “Que se Lixe a Troika”, manifestaram-se ontem mais de um milhão de portugueses, insatisfeitos com a austeridade imposta por este governo PSD/CDS. Curiosamente, e ao contrário do que faria supor o nome do movimento organizador destas manifestações, os principais visados dos protestos não foram as organizações internacionais que nos “resgataram”, mas sim o Presidente da República e o Primeiro-ministro. Ao som da música de Zeca Afonso, portugueses em diversas cidades do país, de várias gerações e de distintas classes sociais e profissionais, uniram-se no pedido de demissão do governo de Passos Coelho, que não reagiu ainda.

Seria bom que o Primeiro-ministro percebesse que podia aproveitar estas manifestações para fazer ver à Troika que os portugueses não aguentam mais, e que o alargamento dos prazos para o pagamento da dívida, bem como a renegociação dos juros a pagar, são essenciais para que não aumente a recessão económica, geradora ainda de mais desemprego.

A cena caricata do Ministro Miguel Relvas a fugir das pessoas por corredores que não levam a lado nenhum, faz lembrar o desnorte do governo que não acerta numa previsão, e que também não nos leva para nenhum lado.

Condeixa vai-nos reconfortando. Numa semana dominada pelo IV Trail de Conímbriga /
Terras de Sicó, estiveram entre as cerca de 2000 pessoas participantes, muitos dos vereadores do Município que deram o exemplo e participaram no evento, como mostrou o site da Câmara Municipal. Porém, não menos importantes foram as contas que o executivo deu a conhecer durante a última sessão da Assembleia Municipal. O Presidente da Câmara, Eng.º Jorge Bento, apesar de todos os condicionalismos impostos à autonomia das autarquias, fez saber que o endividamento está “absolutamente controlado”, e que a dívida total de curto prazo está pouco acima dos 400 mil euros (menos 90% da registada no final de 2009) e o total dos empréstimos atinge os 3,33 milhões de euros (menos 30% do registado no final de 2009).

Com obra feita e as contas arrumadas, o Partido Socialista de Condeixa mostra tudo aquilo que não se vê a nível nacional com o (des)governo PSD/CDS. Em Condeixa estamos no bom caminho. Há que MANTER O RUMO! 

Durante o último mês, foram indigitados os candidatos às Juntas de Freguesia do Furadouro e à União das Freguesias de Condeixa-a-Nova e Condeixa-a-Velha, respectivamente José Mendes e Paulo Simões, juntando-se a João Carlos Lameiro na Anobra. Com calma, sem precipitações, estão a ser escolhidos os melhores candidatos, conhecedores profundos das suas Freguesias e das suas necessidades. Durante o mês de Março serão conhecidos os restantes candidatos às Juntas de Freguesia.

Nuno Moita, continuou a sua iniciativa “Encontro com as Freguesias”, tendo visitado as Freguesias do Zambujal, onde prometeu dar continuidade ao Orçamento Participativo Jovem, e a de Vila Seca, onde comprometeu-se a criar incentivos ao regresso dos jovens às localidades mais isoladas do concelho. O seu programa continua a ser construído de forma direccionada ao concelho de Condeixa, com o contributo das pessoas do concelho de Condeixa, num princípio que a sua candidatura quer manter de forma intransigente. Há que MANTER O RUMO!

Saudações Socialistas!

Carlos Canais
Presidente da Comissão Política Concelhia de Condeixa do Partido Socialista

Sem comentários:

Enviar um comentário