quinta-feira, 7 de março de 2013

NUNO MOITA PROMETE COLOCAR CONDEIXA NO MAPA TURÍSTICO NACIONAL

O cabeça de lista do PS às próximas Autárquicas quer reforçar imagem de Conímbriga, dinamizar Condeixa e incentivar hotelaria

O candidato socialista à Câmara de Condeixa anunciou um conjunto de propostas para dinamizar o setor turístico do concelho como alavanca para o desenvolvimento económico do concelho.

«Enquanto presidente de Câmara farei uma aposta clara no turismo como uma das principais âncoras do desenvolvimento do Concelho e uma das minhas prioridades principais do mandato é reforçar a imagem de Conímbriga, e por consequência do Concelho e da Região, como polo Turístico-Cultural de excelência a nível nacional e internacional, sem esquecer a integração com as restantes valências turísticas do concelho e das Terras de Sicó de que são exemplo os palácios e solares, o Paul de Arzila, as Buracas do Casmilo, o roteiro dos caminhos de Santiago-Zambujal», disse Nuno Moita, à margem de uma visita ao Museu Monográfico de Conímbriga.

Criado em 1984, o Museu Monográfico de Conímbriga, tutelado pela recém-criada Direção Geral do Património Cultural, é o mais importante polo nacional de divulgação do mundo romano e uma referência chave para Condeixa-a-Nova, onde trabalham 36 pessoas.

Nuno Moita comprometeu-se a interceder junto da administração central no sentido de garantir os fundos próprios necessários ao reinício das escavações e à modernização do Museu, que permitam valorizar, ainda mais, o conjunto arqueológico de Conímbriga. Ao mesmo tempo, garantiu total empenho na concretização do projeto Poros - Museu Multimédia, na Quinta de S. Tomé, que se encontra em fase final de construção e que vai permitir uma maior complementaridade e ligação entre Conímbriga e a Vila. Esta é, de resto, uma das apostas do candidato, «fazendo repercutir parte do impacte económico dos visitantes de Conímbriga na Vila (Condeixa -a- Nova e Condeixa-a-Velha) e por consequência em todo o Concelho».

Para tal, Nuno Moita propõe um conjunto de medidas que vão desde a realização, em Conímbriga, de um evento cultural de grande alcance mediático e com projeção nacional e internacional, a criação do evento anual “Condeixa Vila Romana” reproduzindo o estilo de vida e costumes da época romana, o reforço da ligação com o Santuário de Fátima - Roteiro de Fátima e a criação de um Touring Cultural/Turístico, que inclua uma rota dos palácios e solares e alargado a toda a zona da Serra Sicó, potenciando o circuito da romanização existente no território e também o turismo de natureza com a ligação ao Paul de Arzila. 

Do programa eleitoral do PS constam ainda outras ações tendo em vista a melhoria das condições de alojamento local. Nuno Moita pretende desenvolver protocolos com as unidades hoteleiras já existentes de modo a atrair os turistas à região e criar condições ao aparecimento de novos investimentos nesta área, na senda do que já vem sendo feito pelo atual executivo liderado pelo Partido Socialista.

Clique nas fotos para visualizá-las melhor







Sem comentários:

Enviar um comentário