quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O PRIMEIRO DUODÉCIMO DO ANO

Carlos Canais
Não posso deixar de manifestar e transmitir a minha cada vez maior desilusão e revolta com este executivo do PSD/CDS que nos tem (des) governado.

Janeiro foi o mês em que sentimos a mão do Ministro Gaspar a entrar mais fundo no nosso bolso, quer trabalhemos na Administração Pública, quer o façamos no sector privado. Aos primeiros foi-lhes dado um dos subsídios em duodécimos (daqueles que inconstitucionalmente lhes havia sido retirado em 2012) mas, em contrapartida, foram também contemplados com uma sobretaxa que não só os fez ficar sem ele, como ainda foram roubados de um pouco mais do restante ordenado. Aos segundos, pela primeira vez, sentiram no bolso o que é ficar sem um dos subsídios. A estes ainda resta o (triste) consolo de receberem metade de um subsídio nas férias e outra metade no Natal, se as empresas onde trabalham aguentarem até lá!

O aumento brutal do desemprego e a satisfação do Governo
Janeiro foi também o mês onde batemos o recorde do desemprego (16,5%) e o da dívida pública (soube-se que ultrapassou os 120% do PIB). Nada que pareça preocupar o governo que “incha” de orgulho por termos ido aos mercados e conseguido acesso ao dinheiro abaixo dos psicológicos 7%. O problema é que este aparente sucesso deveu-se, não ao bom desempenho da economia ou governo português, mas à “fiança” do BCE.

Mudam as personagens continua a faltar a credibilidade
O mês terminou com a substituição de alguns Secretários de Estado, entre eles Franquelim Alves, o recém-empossado Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, que entre outras anteriores actividades, foi administrador da SLN, a holding proprietária do BPN, em 2008, período que conduziu à nacionalização do banco. Mesmo com os apelos ao Presidente da República (que recorde-se, adquiriu acções da SLN beneficiando de um preço abaixo do mercado) tomou mesmo posse. Afinal de contas percebe-se Pedro Passos Coelho.
Que maior castigo, para alguém que esteve ligado a algo que tanto mal fez ao país, que pertencer a este governo?
“Relvice” em “relvice”, surgiu ainda o escândalo do ex-autarca Paulo Júlio, acusado de prevaricação pelo Ministério Público, enquanto presidente de Câmara. Afinal parece que em Penela é necessário ser licenciado exclusivamente em História da Arte para se ser chefe de divisão.

Condeixa já tem Candidato Vencedor
O PS de Condeixa indigitou o economista das Estradas de Portugal, Nuno Moita, para candidato à Câmara Municipal, em reunião da Comissão Política, sem qualquer voto contra. O seu lema é “Manter o Rumo”, da boa governação socialista do Município!

Entretanto o “Encontro com as Freguesias”, que tem levado o candidato do PS a percorrer as terras do Concelho, tem-se revelado um êxito tanto na adesão da população, como na partilha de ideias e sugestões, que certamente servirão de ajuda para a elaboração de um programa eleitoral para Condeixa. Nada melhor que ouvir as pessoas do nosso Concelho. Assim, não se cairá no erro de elaborar programas estandardizados, tipo “chave na mão”, ou seja, que dariam para qualquer município do país, seja ele qual for.

A secção de Anobra também indigitou o seu candidato. Por unanimidade foi escolhido o engenheiro João Carlos Lameiro para tentar recuperar a Junta de Freguesia que nos fugiu há quatro anos atrás, e que disso tanto se tem ressentido.

Quanto aos outros candidatos serão anunciados à medida que forem sido escolhidos, sempre com a preocupação dessa escolha recair naqueles que conheçam profundamente as suas Freguesias, as suas gentes e os seus problemas, e sejam os melhores na capacidade de os resolver.

Finalmente o nosso blog. Ultrapassámos durante este mês as 10.000 visitas, numa média diária acima das 100 visualizações. Só no dia 15 visitaram-nos 324 vezes. Em nome do Partido Socialista de Condeixa:
MUITO OBRIGADO! Continuaremos a contar consigo.

Saudações Socialistas.

Carlos Canais
Presidente da Comissão Política Concelhia de Condeixa do Partido Socialista

Sem comentários:

Enviar um comentário