sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

NUNO MOITA VAI CRIAR INCENTIVOS AO REGRESSO DOS JOVENS ÀS LOCALIDADES DO CONCELHO MAIS ISOLADAS

Para combater a desertificação das localidades mais pequenas e isoladas, o candidato socialista à Câmara de Condeixa-a-Nova comprometeu-se a criar mecanismos de incentivo para o regresso dos jovens às suas terras, realçando porém a contributo positivo que o associativismo tem dado para contrariar o fenómeno.

Nuno Moita visitou este fim-de-semana a freguesia de Vila Seca, onde constatou o progressivo êxodo dos jovens, sobretudo das localidades mais pequenas como Casal dos Balaus, Beiçudo e Traveira, para a sede do concelho e/ou para outros concelhos, como demonstra a análise comparativa dos censos de 2001 e 2011.

A visita aconteceu no âmbito dos “Encontros com as Freguesias”, onde, através do contato direto com população e com as coletividades, o candidato procura «construir um programa eleitoral de Condeixa para Condeixa, um programa eleitoral que permita direcionar as políticas públicas para as necessidades da população, atendendo à diversidade do concelho e às assimetrias populacionais existentes».

O cabeça de lista do PS esteve em uma dezena de associações e instituições onde elogiou o «forte dinamismo associativo» quer ao nível cultural, com destaque para o grupo de cantares de Vila Seca e para a Associação de Bruscos, quer ao nível social através do trabalho desenvolvido pela União Recreativa de Vila Seca que, com o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal e da Santa Casa da Misericórdia de Condeixa-a-Nova, tem em funcionamento um Centro de Dia direcionado para a população Idosa.

«A existência de um Centro de Dia em estreita ligação com a Associação é o exemplo do tipo de parcerias que irei continuar a desenvolver e reforçar enquanto Presidente de Câmara de Condeixa- a- Nova, através da criação de mecanismos que permitam reforçar as respostas sociais, em parceria com as instituições de solidariedade social do concelho e tendo as Juntas de Freguesia e as Associações Locais como parceiros ativos.»
Estas parcerias assumem particular importância nesta freguesia, cuja população residente tem vindo a diminuir, tendo registado uma variação negativa de 8,94%, de 962 para 876 residentes entre Censos, verificando-se a maior diminuição no Grupo Etário dos 15-24 anos.

Nuno Moita reuniu ainda com a Comissão de Festas e Confraria da Igreja, cuja direção é assegurada por jovens empenhados na preservação das tradições da freguesia e na defesa do património local. Reivindicam a recuperação da capela da Sra. do Adro, pretensão que foi tomada em devida conta pelo candidato.

O candidato destaca o papel que as coletividades locais, de Casal dos Balaus, de Alcouce, do Beiçudo e de Traveira, além das já referidas, têm em termos recreativos, contribuindo decisivamente para a fixação das populações e para o reforço do sentimento de pertença, sendo por vezes a única referência em termos de entretimento e lazer da população, em particular, da mais idosa.

«Enquanto Presidente da Câmara Municipal tudo farei para garantira sustentabilidade e o reforço de atividade das Associações e de outras coletividades culturais e recreativas, bem como deixo firmemente expressa a garantia de um apoio dedicado e direcionado a estas Instituições através da criação de uma estrutura de apoio administrativo e logístico, no seio da Câmara Municipal», reiterou.

(Clique nas imagens para visualizá-las melhor)













Sem comentários:

Enviar um comentário