quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O NOSSO CARNAVAL

Paulo Caseiro
Ontem foi dia de Carnaval. Para alguns continua a ser um dia de descanso e divertimento. Para outros apenas mais um dia normal de trabalho. Para muitos um dia impossível de trabalhar, com creches fechadas, empresas privadas fechadas e instituições públicas sem se saber bem como…
Apesar do Governo ter anunciado em janeiro que este ano não seria concedida tolerância de ponto, com este desgoverno, pelo menos 60% das câmaras municipais deram tolerância de ponto aos seus funcionários. Parece-me ter sido mais um erro político flagrante, demonstrando a ambiguidade e o desnorte que nos governa. Recordemos também que o princípio do fim do governo do nosso atual Presidente da República foi a recusa da concessão deste dia. Será este um presságio? Esperemos que sim…
O Carnaval teve origem na Grécia (em meados de 600 a.C.), realizado no intuito de
prestar culto aos Deuses em agradecimento pela fertilidade do solo e pela produção. Mais tarde, este dia (terça feira gorda), foi adotado pela Igreja Católica, precedendo os dias de jejum da Quaresma. Esse longo período de privações e penitência era assim antecedido por festividades. A palavra Carnaval, de "carnis valles", está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne, que precedia a um período longo e duro de muitos sacrifícios.

Ora, talvez daí advenha a ideia de inspiração do nosso primeiro-ministro: como a "nossa Quaresma" não está para começar (nem sequer se prevê que esteja para acabar), não faz qualquer sentido ter e comemorar os dias gordos.

Paulo Caseiro
Membro do Secretariado da Concelhia de Condeixa do Partido Socialista

Sem comentários:

Enviar um comentário