sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PRIMEIRA REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

O novo Executivo municipal de Condeixa-a-Nova, saído das Eleições Autárquicas 2013, reuniu ontem, pela primeira vez, no salão nobre dos Paços do Concelho, onde se tomaram as primeiras deliberações.

Tomaram parte dos trabalhos todos os elementos que compõem o novo Executivo municipal eleitos pelo PS, nomeadamente Nuno Moita (Presidente), Liliana Pimentel (Vice Presidente), Fernando Pita, Carlos Canais e António Ferreira.

O presidente da Câmara, Nuno Moita, anunciou um reforço de proximidade com os munícipes, de acordo com o que havia prometido, e nesse sentido reforçou o número de vereadores a tempo inteiro de modo a responder mais rápida e eficazmente às necessidades dos condeixenses, através de um contato mais próximo.

Assim, foram nomeados dois vereadores a tempo inteiro, Carlos Canais e António Ferreira, que se juntam à equipa de trabalho de Nuno Moita e Liliana Pimentel, respetivamente presidente e vice-presidente. 

Outra das decisões tomadas relaciona-se com o agendamento e periodicidade das reuniões do órgão Executivo. Até ao final do ano de 2013, as reuniões de Câmara irão decorrer quinzenalmente, às sextas feiras, a partir das 15 horas. A próxima reunião é já dia 8 de Novembro. A partir de Janeiro de 2014, as reuniões terão lugar às quintas feiras, pelas 15 horas.

A primeira reunião de Câmara serviu ainda para dar conhecimento da implementação do novo “CLDS+”. A Autarquia foi convidada pelo Instituto da Segurança Social a desenvolver no território de Condeixa-a-Nova um Programa CLDS+, convite que aceitou considerando que este instrumento de política social vem potenciar o desenvolvimento social e comunitário do Concelho e dar respostas a determinadas franjas populacionais em situação de maior vulnerabilidade.

Como instrumento de política social, focalizado nos problemas sociais emergentes nesta fase de ajustamento económico e financeiro, o CLDS+ tem por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos através de ações a executar em parceria, que permitam contribuir para o aumento da empregabilidade, o combate às situações de pobreza, especialmente a infantil, e de exclusão social em territórios vulneráveis, envelhecidos ou fortemente atingidos por calamidades. Tem igualmente especial atenção na concretização de medidas que promovam a inclusão ativa das pessoas com deficiência e incapacidade. 

Aquele programa é financiado por fundos estruturais, designadamente o Fundo Social Europeu (FSE) e por verbas provenientes dos resultados líquidos da exploração dos jogos sociais. É promovido e desenvolvido em Rede Social, por Entidades de direito privado sem fins lucrativos que atuem na área do desenvolvimento social, designadamente Instituições Particulares de Solidariedade Social e equiparadas, Misericórdias, Associações de Desenvolvimento Local, Organizações Não Governamentais e Cooperativas de Solidariedade Social.

O CLDS+ de Condeixa-a-Nova terá a duração de 18 meses e uma intervenção centrada nas áreas do Emprego, Formação e Qualificação; Intervenção Familiar e Parental, preventiva da pobreza infantil; Capacitação da Comunidade e das instituições.

Em Condeixa, a entidade Coordenadora Local do Programa será a Santa Casa da Misericórdia de Condeixa e a Coordenadora do CLDS+ a Dr.ª Mariana Pimentel. Estas decisões foram retificadas por unanimidade pelos vereadores que a votaram, tanto do PS como do PSD. 

Fonte: CMC

Sem comentários:

Enviar um comentário