quinta-feira, 24 de outubro de 2013

DISCURSO DE FERNANDO PITA (PRESIDENTE CESSANTE DA ASSEMBLEIA) NA CERIMÓNIA DA TOMADA DE POSSE

Publicamos hoje o discurso do Presidente da Assembleia Municipal cessante na cerimónia da tomada de posse, realizada no sábado passado, e algumas fotos dessa ocasião. Aqui fica o discurso:
"Sr. Presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Srs. Vereadores da Câmara Municipal, Srs. Membros da Assembleia Municipal, Srs. Presidentes das Juntas de Freguesia, Srs. Autarcas, Ilustres convidados, Minhas Senhoras e meus Senhores,

Começo por agradecer a presença amiga de tão numerosa e ilustre assembleia, foi uma honra tomar posse perante todos vós. Saúdo todos os eleitos para as Assembleias de Freguesias. Saúdo particularmente os eleitos agora empossados. Senhores Membros da Assembleia Municipal, Sr. Presidente da Câmara, Dr. Nuno Moita, Senhores Vereadores, Senhores Presidentes de Junta, um cumprimento especial e o desejo de muitas felicidades. Faço votos para que cumpram um mandato com sucesso, contribuindo assim para o desenvolvimento de Condeixa. É certamente por isso que aqui estamos e nos candidatámos a ser eleitos. Saúdo também todos os condeixenses que no passado dia 29 de Setembro foram às urnas. Congratulo-me pelo modo ordeiro como decorreu aquele acto eleitoral no nosso concelho. Ao longo das últimas 4 décadas, nas inúmeras eleições já realizadas sem quaisquer incidentes, o exemplar comportamento cívico tem sido apanágio dos condeixenses. Endereço também um cumprimento especial a todos os que se disponibilizaram para integrar as várias listas candidatas aos órgãos locais nas recentes eleições autárquicas. Nos dias de hoje, em que se tem uma opinião desfavorável dos políticos, é de sublinhar o facto de muita gente, muitas centenas de condeixenses, estar disponível para o exercício da actividade política, procurando assim, em espírito de missão, trabalhar para o bem comum.


Minhas Senhoras e meus Senhores
No passado dia 29 de Setembro os resultados eleitorais no concelho de Condeixa expressaram de forma clara uma maioria absoluta de votos no Partido Socialista, para quase todas as Assembleias de Freguesias, para a Assembleia Municipal e para a Câmara Municipal. Os Condeixenses voltaram a escolher os elementos do Partido Socialista, para continuarem a gerir os destinos de Condeixa, para continuarem a gerir a Câmara Municipal. Isto traduz o reconhecimento das propostas apresentadas e certamente também traduz o reconhecimento da qualidade do trabalho realizado ao longo das últimas décadas pelas equipas do Partido Socialista. Devemos estar conscientes da responsabilidade e das exigências acrescidas deste reiterado voto de confiança no Partido Socialista. Certamente que o Dr. Nuno Moita e a sua equipa vão fazer tudo para merecer a confiança dos condeixenses. 

Apesar da vitória clara do Partido Socialista, os resultados das eleições não devem envergonhar nem fragilizar ninguém. Tal como no desporto, também na política existem sempre vencedores e vencidos, ambos devem ser respeitados e se devem respeitar, até porque não há vencedores sem vencidos, uns justificam a existência dos outros. O sucesso de uma qualquer governação, embora muito dependa da qualidade do seu governo, também depende da qualidade e contribuição da oposição. Por isso, nos tempos difíceis que vivemos, é importante o contributo de todos os eleitos, independentemente da sua cor partidária. 

Terminado o ciclo eleitoral por que acabámos de passar e que de certo modo divide as pessoas, espero que se estabeleça de novo um clima de tranquilidade de estabilidade, um clima de entreajuda para que se desenvolva o melhor trabalho possível, pois estou certo que todos pretendemos o melhor para Condeixa. Acredito que todos os eleitos irão colocar os interesses do concelho acima da discussão de problemas menores, da quezília meramente partidária, que nada interessa aos condeixenses. Costumo dizer que os autarcas eleitos por partidos diferentes, podem ser adversários em alguns momentos, mas jamais devem ser inimigos, e que os seus objectivos devem ser sempre comuns, contribuir para um concelho melhor e pugnar pela defesa dos interesses do concelho.

Minhas senhoras e meus senhores
Ao longo destes quase 40 anos de Democracia, todos sabemos da enorme contribuição do Poder Local para a melhoria das condições de vida dos portugueses. Certamente que também em Condeixa o Poder Local contribuiu imenso para a melhoria das condições de vida. Muitos de nós ainda se lembra de como era o concelho há 40 anos atrás. Muitos de nós ainda se lembra de como eram os arruamentos, das muitas aldeias sem água, da inexistência de saneamento básico, da inexistência de zonas de lazer, da inexistência de instalações desportivas, da debilidade do parque escolar. Facilmente concluímos do muito que foi feito, da enorme transformação que o concelho sofreu. Apesar da muita obra realizada, dos muitos problemas resolvidos há certamente ainda muitos e novos problemas por resolver. E no futuro outros problemas irão surgir e certamente que uns se resolverão e outros não. Mas na gestão autárquica, como na nossa vida é mesmo assim, é a gestão do possível. 
Esta tomada de posse da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal ocorre num período difícil da história de Portugal, ocorre numa época de crise, crise que se tem acentuado e que atinge de forma impiedosa os mais pobres e desprotegidos, crise que tem agravado o desemprego e as desigualdades sociais. Os trabalhadores, os desempregados, os idosos, os jovens, vivem num clima de insegurança, num clima de medo pelo seu futuro. Em face desta crise, que também atinge as autarquias e das restrições impostas a todos os portugueses, os condeixenses, mais do que nunca, esperam que a Câmara Municipal, agora liderada pelo Dr. Nuno Moita, continue a ser um exemplo de rigor, continue a ter uma gestão criteriosa. Esperam que o executivo municipal se preocupe fundamentalmente com os seus munícipes, pois muitos deles vivem momentos difíceis. 

Minhas Senhoras e meus Senhores
Agora que cessei funções na Assembleia Municipal, permitam-me que vos diga que foi um prazer e um privilégio fazer parte da Assembleia Municipal e que foi uma enorme honra ser o seu presidente. Função que procurei exercer com a dignidade que o cargo exige, com ponderação e imparcialidade. Quero aqui sublinhar a relação sempre correcta e cordial com os Srs. Membros da Assembleia Municipal de todas as forças políticas (PS, PSD, BE e CDU). Ao longo do mandato, as discussões na Assembleia Municipal, embora por vezes acaloradas, sempre foram feitas num clima de seriedade, sempre foram feitas de forma correcta. Houve sempre respeito mútuo. Por estes motivos, queria agradecer a postura dos Srs. Membros da Assembleia Municipal ao longo do mandato, agradecer o facto de sempre terem facilitado a minha função, e por isso foi relativamente fácil exercer o cargo de presidente da Assembleia Municipal.
No momento em que muitos autarcas cessam funções, dirijo uma palavra de apreço e de agradecimento aos membros cessantes da Assembleia Municipal e do Executivo Municipal. Certamente que ao longo do seu mandato, com dedicação e responsabilidade deram o seu melhor em prol de Condeixa e por isso creio que todos saem com a sensação do dever cumprido. A todos, desejo muitas felicidades na sua vida profissional e familiar.

Mas, neste momento de despedida, permitam-me uma especial palavra de agradecimento e de apreço à Dra. Margarida Guedes, pelos muitos anos que dedicou à Câmara Municipal, pelos muitos anos que dedicou ao concelho. Registo para além da sua dedicação, a sua constante disponibilidade, a sua competência e o seu empenho pela causa pública. Estas e muitas outras qualidades são reconhecidas à Dra. Margarida Guedes. Em meu nome e em nome dos condeixenses, agradeço-lhe o trabalho feito ao longo destes anos e desejo-lhe as maiores felicidades para futuros desafios.

Minhas Senhoras e meus Senhores
Permitam-me também uma palavra de gratidão e de apreço ao Eng.º Jorge Bento, pelos vinte anos que dedicou à Câmara Municipal, pelos vinte anos que dedicou ao concelho. O Engº Jorge Bento vai ser uma figura marcante na história do concelho. Com muita dedicação, muito trabalho, muita sabedoria e competência e também muito amor à sua terra, transformou Condeixa num concelho onde viver é sinónimo de qualidade de vida. Podemos dizer que transformou Condeixa num concelho de referência na região Centro. O Engº Jorge Bento foi, é um autarca de referência, sendo respeitado e considerado pelos seus pares. Não é por acaso que nos últimos anos tem sido Presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego, onde também tem feito um excelente trabalho. 

Queria aqui registar a sua capacidade de trabalho, a sua determinada e competente liderança. Homem com visão de futuro, homem com grande capacidade de decisão e de execução. Homem em quem os trabalhadores desta casa confiaram quase cegamente, porque sabiam que estavam na presença de alguém competente, porque sabiam que estavam na presença de um líder. Homem que fez imenso, sempre com uma gestão criteriosa e rigorosa. Soubessem os sucessivos governos poupar e fazer uma gestão tão rigorosa como ele e o país estaria muito melhor. Se todos os políticos fossem como o Engº Jorge Bento, que nunca fugiu das dificuldades, nunca fugiu dos problemas, sempre os enfrentou e sempre procurou a sua rápida resolução e a opinião que se tem dos políticos certamente que não seria a mesma. 
Gostaria de dizer ao Engº Jorge Bento que foi um privilégio acompanhar o seu trabalho enquanto fui presidente de Junta, que foi uma honra ter sido vereador e ter sido presidente da A.M. enquanto foi Presidente de Câmara e que também foi uma honra ter partilhado comigo algumas das suas preocupações e problemas do município. Eng.º Jorge Bento, um grande abraço e um muito obrigado pela sua dedicação a Condeixa, um muito obrigado pelo trabalho feito ao longo destes anos. Desejo-lhe as maiores felicidades para o futuro. Tenho a certeza que quaisquer que sejam os próximos desafios, certamente que com a sua experiência, a sua sabedoria e competência, vai ultrapassá-los com sucesso, tal como o fez ao longo destes anos.
Minhas senhoras e meus Senhores
Para terminar, aos eleitos locais que hoje tomaram posse, Sr. Presidente da Câmara, Srs. Vereadores e Srs. Membros da Assembleia Municipal, desejo o maior sucesso nas novas funções autárquicas, pois o vosso sucesso será o sucesso de Condeixa."








Sem comentários:

Enviar um comentário