sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

PISTA DE GELO EM CONDEIXA – CORAGEM E VISÃO

A Comissão Política do PS congratula-se e apoia com entusiasmo a iniciativa do Executivo de Condeixa, de gestão socialista, de instalar uma pista de gelo no centro histórico da vila de Condeixa, neste Natal.

Esta iniciativa demonstra coragem e visão pois é imprescindível apostar em iniciativas que coloquem, gradualmente, Condeixa no mapa turístico da Região Centro e do País, também em época de inverno, mais difícil para eventos de natureza ambiental, patrimonial e cultural, que constituem o cerne da atividade promocional prevista para o nosso concelho.

É uma iniciativa corajosa porque se sabe, à partida, que não é de rentabilidade financeira de curto prazo, nem os métodos de avaliação do impacto podem ser baseados exclusivamente nos processos limitativos e conservadores de análise contabilista (como os mais céticos gostariam), devendo-se ter também em conta outras visões e lógicas de apreciação que incluam outros fatores, como sejam a importância que esta iniciativa possa vir a ter como elemento motivador para uma organização mais consistente e moderna do nosso comércio tradicional; a procura de sinergias à volta de novos aproveitamentos e circuitos a considerar no futuro; e a satisfação e bem-estar de partes significativas da população, designadamente as camadas mais jovens. Tudo precisa de um princípio.

A situação de austeridade que o país nos impõe não pode ser castradora de iniciativa e desafios estimulantes e cativadores de empreendedorismo que todos afirmam desejar, mas poucos ousam iniciar e/ou constituir as condições necessárias.

Questão importante nesta abordagem é a de que há que ter uma visão de continuidade, assegurando que Condeixa manterá esta iniciativa nos próximos anos e melhorará todo o seu planeamento. É associar o evento a uma imagem de animação e de tudo o que Condeixa tem para oferecer a quem a visita. É estruturar a utilização por grupos pré-inscritos (empresas que, no Natal, oferecem visitas à pista, aos filhos dos trabalhadores, visitas de escolas e instituições de toda a região, articulação com outros segmentos de oferta, enfim, muita coisa que a visão, persistência e espírito criativo induzirão).

 Uma coisa é certa: parados à espera que a animação caia do céu, insistir na crítica fácil e barata e pretender “estudos” que ficariam tão caros como o evento, não são caminhos. Como descreve um poema brasileiro, “vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe, faz a hora, não espera acontecer".

A Comissão Política Concelhia do PS incentiva o Executivo a, como neste caso, prosseguir com firmeza, na fidelidade ao programa sufragado e a, juntamente com os condeixenses e todas as pessoas de boa vontade, persistirem na construção de uma Condeixa cada vez melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário