O candidato do Partido Socialista (PS) às próximas eleições autárquicas, Nuno Moita, sugeriu a criação de uma associação de comerciantes de Condeixa de forma a potenciar o trabalho em conjunto e o acesso aos fundos comunitários, em particular ao MODCOM - Sistema de Incentivos a Projetos de Modernização do Comércio.
O desafio foi lançado aos comerciantes, este sábado, num encontro promovido pela candidatura do PS, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal, com o objetivo de auscultar os comerciantes e empresários sobre a situação do comércio local e propostas para combater a crise.
O estacionamento no centro da vila, as questões de segurança e a necessidade de haver maior promoção dos produtos foram alguns dos aspetos abordados e que suscitaram o interesse de Nuno Moita, que apresentou algumas propostas para apoiar o Comércio Local de Condeixa.
O candidato apresentou um conjunto de medidas que pretende implementar “sempre numa lógica de parceria com os comerciantes /prestadores de serviço do Concelho”, sublinhou. Desde logo, Nuno Moita comprometeu-se a criar, no seio da Câmara Municipal de Condeixa, apoio especializado para acompanhar os comerciantes na elaboração de candidaturas a fundos comunitários.
Da lista de 12 propostas, constam medidas associadas à promoção turística, apostando na ligação Conímbriga-Vila/Roteiro dos Palácios/Paul de Arzila/Buracas do Casmilo, em eventos de animação, nomeadamente feiras de rua (colecionismo, artesanato, roupa e outros produtos) e feiras temáticas ao longo de todo o ano, e na manutenção de iniciativas âncora desenvolvidas pelo atual Executivo Camarário no âmbito da Unidade de Acompanhamento Comercial (Melhor Montra de Natal, atividades na Praça da República, Sabores de Condeixa/Fim de Semana do Cabrito).
Além disso, Nuno Moita propõe-se criar a marca “Comércio Tradicional de Condeixa”, promovê-la num portal na Internet, com informação sobre as lojas, e disponibilizar um cartão de descontos para os clientes do comércio tradicional, com supervisão da Câmara Municipal de Condeixa (CMC). Da lista constam ainda a criação do evento “Sete Maravilhas de Condeixa” e uma campanha de marketing para promover o comércio tradicional (incluindo os restaurantes) durante todo o ano.
Relativamente aos constrangimentos no estacionamento automóvel, o candidato socialista sugere implementar “estacionamento gratuito no parque para os portadores do ‘Cartão Cliente Comércio Tradicional’ até duas horas, em caso de comprovação de compras ou em alternativa em determinadas horas, mais concretamente à hora de almoço ou a partir das 18 horas”. Criar mais lugares de estacionamento de curta duração na zona central da vila é outra das propostas.
De resto, Nuno Moita pretende que sejam realizadas reuniões trimestrais com representantes do comércio local para coordenação e avaliação das medidas implementadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário