terça-feira, 18 de junho de 2013

ARTIGO DA REVISTA "PONTOS DE VISTA" SOBRE O CANDIDATO NUNO MOITA - 1ª PARTE

Recentemente Nuno Moita, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal deu uma entrevista à revista "Pontos de Vista", onde deixou claras algumas ideias que tem para o nosso concelho. Dessa entrevista a revista fez um artigo que, por ser extenso vamos publicar em três partes. Deixamos aqui a primeira delas:

Elogiado pelo Secretário-Geral do Partido Socialista, António José Seguro, como “um dos melhores da sua geração”, Nuno Moita, Candidato do PS à Câmara de Condeixa, esteve à conversa com a Revista Pontos de Vista. Um encontro em que deu a conhecer de que forma pretende ser um aliado dos condeixenses, num período de dificuldades acrescidas, colocando o acento tónico no Turismo, no apoio social e no fomento do empreendedorismo e investimento no concelho. O candidato está confiante na vitória de um partido que já assume a presidência da Câmara de Condeixa há 35 anos e que conseguiu fazer do concelho “um modelo a seguir”. Até por que, na ótica de Nuno Moita, “as pessoas têm memória, não esquecem o fantástico trabalho que o Partido Socialista tem feito ao longo dos anos”.

Apesar da conjuntura económica do país, o Município de Condeixa está, fruto do trabalho desenvolvido pelo Partido Socialista, de “boa saúde” financeira e pode ser mesmo considerado um “concelho modelo”. A dívida à banca e a fornecedores do Município tem vindo continuamente a descer e no final do ano passado era uma das mais baixas da Região Centro e inferior a 2011 em 14 pontos percentuais. Sublinhe-se que o mesmo não recorreu ao programa PAEL, de ajuda aos municípios com pagamentos em atraso, nem a qualquer tipo de programa de saneamento financeiro, o que evidencia o bom desempenho ao nível das finanças da atuação do executivo. Mais do que não ter a Autarquia endividada para além do mínimo razoável, importa salientar que o mesmo já realizou as obras estruturantes e fundamentais para o desenvolvimento do Concelho, ao mesmo tempo que reforçou a qualidade dos serviços prestados aos munícipes em áreas como a Educação, o Desporto, a Cultura e as próprias políticas de solidariedade social e gestão das infraestruturas.

Confiante na reeleição do PS, Nuno Moita defende que interessa agora continuar o bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo atual autarca, Jorge Bento mas, numa dinâmica diferente que explica da seguinte forma: “mais do que o paradigma do empreiteiro, do passado, agora muito do investimento feito deixa de ser em alcatrão, em estradas, por assim dizer, e infraestruturas, para passar ser feito no apoio social, manutenção da qualidade de vida, captação do investimento e promoção de Condeixa”.

Promoção do Turismo

Esta promoção passa por um conjunto de medidas que visam dinamizar o setor turístico do concelho, como alavanca para o desenvolvimento económico do mesmo. O objetivo é claro: colocar Condeixa no mapa turístico nacional.

O grande alicerce para conseguir atingir este fim são as ruínas de Conímbriga, que atrai anualmente cerca de 100 mil visitantes. De que forma? Nuno Moita explica, “aquilo que pretendo é captar investimento para Condeixa, a partir de Conímbriga. A Câmara tem que conseguir trazer estes turistas para dentro de Condeixa, fomentando o desenvolvimento do turismo e da economia da vila. Para isso contamos com vários fatores, um dele é o novo Museu Multimédia criado no centro de Condeixa, o projeto Poros, que se encontra em fase final de construção e que vai permitir uma maior ligação entre Conimbriga e a vila. Os turistas que visitam Conimbriga ficarão, desta forma, menos isolados e desamparados, resumindo a sua visita ao Museu Monográfico. Pelo contrário, têm um novo ponto de atração turística que os captará para o centro da vila”.

E não só a este Museu Poros se resumirá a atração exercida. As restantes valências turísticas do concelho e das Terras de Sicó, de que são exemplo os palácios e solares, através daquela que designa como a Rota dos Palácios (isto porque Condeixa tem palácios belíssimos, com jardins imponentes, que, através da negociação com os privados detentores dos mesmos poderá resultar num projeto turístico com vantagens para ambas as partes); a realização de eventos como as Noites de Conímbriga, que deixaram de se realizar mas constituem um excelente fator de atração pelas condições únicas de Conimbriga para o desenvolvimento deste tipo de iniciativas ou a realização de um evento cultural de grande alcance mediático e com projeção nacional e internacional, o “Condeixa Vila Romana”, reproduzindo o estilo de vida e costumes da época romana, bem como o turismo de natureza, com ligação ao Paul de Arzila.
Para que tudo isto seja realizável, constam do programa eleitoral do Partido Socialista outras ações que pretendem melhorar as condições de alojamento local, através do firmamento de protocolos com as unidades hoteleiras já existentes ou da criação de condições ao aparecimento de novos investimentos nesta área.

“Temos que ser criativos e ligar os diferentes agentes financeiros de Condeixa neste desígnio. Na Vila, temos uma Pousada de Portugal, que exerce alguma atração sobre o turismo individual e atrai essencialmente casais de classe média/ alta. No entanto, para aumentar efetivamente o turismo em Condeixa, precisamos ter onde receber os grupos e isto terá de ser feito através de um novo hotel - com característica adequadas - ou de parcerias a estabelecer com hotéis de Coimbra. Nesse sentido, a Câmara terá que ser um ator descomplexado e ir ao encontro das unidades hoteleiras, numa perspetiva proativa, de tentar estabelecer essas parcerias”, afirma Nuno Moita.

2 comentários:

  1. As propostas de Nuno Moita sobre o turismo parecem-me extraordinariamente exequíveis e bem alicerçadas em obras já feitas e investimentos da gestão socialista nesta área. Acho que é tempo de perceber que este é o caminho e que Condeixa não pode adiar a focagem nesta área como, provavelmente, a mais prometedora que temos ao dispor de todos. Parabéns, Nuno, por esta visão. Liduino.

    ResponderEliminar
  2. Gostei do que li, o candidto revela conhecer o concelho e as valencias a potenciar,tem preocupações que se ajustam perfeitamente aos tempos dificeis que vivemos e vamos viver! Nuno Moita será um digno sucessor do grande autarca que foi Jorge Bento! Parabéns!

    ResponderEliminar