O Partido Socialista obteve hoje no concelho de Condeixa uma grande vitória. Maior ainda que aquela conseguida a nível nacional, o que significa que os Condeixenses mostraram um grande cartão vermelho ao governo, mostrando claramente que estão contra a política económica e, principalmente, contra a política social da coligação PSD/CDS.
O PS obteve 1685 votos, o que representa uma percentagem de 37,77% contra 911 votos da coligação PSD/CDS (20,41%) - quase o dobro! O BE foi o terceiro partido mais votado com 582 votos (13,04%), muito potenciado pelo factor Marisa Matias, actual Eurodeputada, com raízes na freguesia de Vila Seca, onde de resto venceu as eleições com mais 20 votos que o Partido Socialista, que foi votado por 98 eleitores (29,16%). A CDU atingiu os 509 votos, representando 11,41% e o MPT teve o quinto resultado mais expressivo com 439 votos (9,84%).
O Partido Socialista venceu em todas as freguesias do concelho, excepto em Vila Seca, como referimos anteriormente. Assim, obteve vitórias com 54,35% dos votos no Furadouro, 46,03% na Anobra, 40,76% no Sebal/Belide, 38,86% na Ega, 35,81% em Condeixa-a-Velha/Condeixa-a-Nova e finalmente 34,07% no Zambujal. Se analisarmos as antigas freguesias, agora agregadas, observamos que também na Bendafé o PS ganhou com 38,09%.
Também em Condeixa a abstenção foi elevada. Apenas 34,55% dos eleitores Condeixenses foram hoje votar... Cada vez mais faz sentido pensar nas razões que levaram a este resultado e descobrirmos a forma de trazer à participação cívica os agora abstencionistas. Para bem da democracia!...
Uma última palavra para Marisa Matias, Condeixense, que foi eleita Eurodeputada e seguramente foi a responsável pela menor taxa de abstenção nas freguesias do concelho - apenas 51,21% em Vila Seca/Bendafé. O Partido Socialista de Condeixa deseja um bom mandato, e que faça por merecer a confiança nela depositada.
Carlos Canais
Presidente da Comissão Política Concelhia de Condeixa do Partido Socialista
Sem comentários:
Enviar um comentário