sexta-feira, 14 de novembro de 2014

ELEIÇÕES PARA SECRETÁRIO GERAL E DELEGADOS AO CONGRESSO É NO PRÓXIMO DIA 22 DE NOVEMBRO

As eleições para Secretário Geral do Partido Socialista e dos Delegados ao XX Congresso Nacional do PS são já no próximo dia 22 de novembro. Todos os militantes da concelhia que tenham as quotas em dia podem votar das 18 às 22 horas na sede da JS em Condeixa-a-Nova, na Rua Simão da Cunha.

De referir que os militantes da secção de Condeixa elegem 6 delegados para o Congresso, e embora a secção da Anobra não possa eleger nenhum, os seus militantes podem votar para a eleição do Secretário Geral.

Enquanto para Secretário Geral concorre o Camarada António Costa, recentemente eleito candidato a Primeiro Ministro pelo PS, para Delegados ao XX Congresso Nacional o Partido Socialista de Condeixa candidata uma lista única, de consenso e união de todos os Socialistas de Condeixa. Eis a sua constituição:

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

COMISSÃO ELEITORAL DAS PRIMÁRIAS ENCERROU TRABALHOS COM DESTRUIÇÃO DE DADOS DOS SIMPATIZANTES

Com a destruição da base de dados de simpatizantes - que aconteceu no dia 24 de Outubro, e que deu cumprimento ao estabelecido quer pela Comissão Eleitoral, quer pela Comissão Nacional de Proteção de Dados - a Comissão Eleitoral das Primárias 2014 encerrou os trabalhos, não sem antes dirigir uma carta aos simpatizantes que participaram neste ato eleitoral e também aos militantes do Partido Socialista. 

A carta dirigida aos simpatizantes foi a seguinte:

terça-feira, 14 de outubro de 2014

FERRO RODRIGUES ELEITO LÍDER PARLAMENTAR DO PS

Eduardo Ferro Rodrigues foi recentemente eleito presidente do grupo parlamentar do PS com 69% dos votos. A lista proposta por Ferro Rodrigues teve 45 votos a favor, 11 votos contra, seis votos em branco e três nulos. 

O novo líder parlamentar socialista congratulou-se com o resultado da sua lista, considerando que “é uma expressão muito forte de apoio que esta direção do grupo parlamentar vai ter”. “Procurarei que este grupo parlamentar tenha um trabalho forte em prol de um combate duro contra o Governo, que tem lançado o país na confusão e na desgraça”, afirmou. 

domingo, 12 de outubro de 2014

ELEIÇÕES DIRETAS PARA SECRETÁRIO GERAL E DELEGADOS AO CONGRESSO MARCADAS PARA DIA 21 DE NOVEMBRO

As eleições diretas para o cargo de Secretário-geral do Partido Socialista vão realizar-se no próximo dia 21 de novembro e o Congresso Nacional uma semana depois, nos dias 29 e 30 de novembro, em Lisboa. 

O anúncio foi feito pela Presidente do Partido Socialista, Maria de Belém Roseira, após a reunião do Secretariado Nacional do PS. No dia 21 de novembro, em simultâneo com a eleição do Secretário-geral do PS por voto direto, os militantes socialistas elegerão também os delegados ao Congresso Nacional, que decorrerá na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. 

sábado, 11 de outubro de 2014

RESULTADOS NACIONAIS FINAIS DAS ELEIÇÕES PRIMÁRIAS

Clique na imagem para visualizá-la melhor
Conforme prometemos, divulgamos os resultados finais nacionais das Eleições Primárias do Partido Socialista. Dos 250777 eleitores inscritos, votaram 177346, correspondendo a 70,72%. Foram apurados 657 votos brancos e 577 nulos. António José Seguro obteve 55927 votos (31,76 %) e António Costa 120185 (68,24 %). 

Relativamente ao distrito de Coimbra votaram 10680 dos 15456 eleitores inscritos (69,10%), tendo sido apurados 29 votos em branco e 39 nulos. António José Seguro conseguiu 3590 votos (33,83%) e António Costa 7022 (66,17%).

Quanto aos resultados do concelho de Condeixa já os havíamos revelado no dia das eleições, mas aqui ficam novamente:

domingo, 28 de setembro de 2014

RESULTADOS DAS ELEIÇÕES PRIMÁRIAS EM CONDEIXA

Disputaram-se hoje as eleições Primárias do Partido Socialista em todo o país onde a participação dos militantes e simpatizantes foi muito significativa.

As eleições das duas secções do concelho, Anobra e Condeixa, tiveram lugar na Casa do Povo de Condeixa onde votaram 525 (69,2%) dos 759 militantes e simpatizantes inscritos.

Logo que estejam disponíveis os resultados nacionais daremos conta deles. Para já aqui ficam os resultados finais oficiais das 2 mesas de Condeixa:

Secção da Anobra (53 inscritos)
Votantes - 28 (52,8%)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

ELEIÇÕES PRIMÁRIAS REALIZAM-SE NA CASA DO POVO DE CONDEIXA

A Casa do Povo de Condeixa foi o local escolhido para a realização das Eleições Primárias do Partido Socialista do próximo domingo. Os cerca de 800 eleitores do concelho, tanto da secção de Condeixa como da secção da Anobra, poderão votar entre as 9 e as 19h devendo-se acompanhar do seu cartão de militante e do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão.

Estas eleições revestem-se de particular importância já que elegerão o candidato do Partido Socialista a Primeiro Ministro, e vão ser disputadas pelos camaradas António José Seguro e António Costa.

Independentemente do vencedor já existem certezas: será um candidato forte e bem melhor que o atual Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho, e a partir da próxima segunda feira, o candidato de todos os socialistas.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

CADERNOS ELEITORAIS PROVISÓRIOS AFIXADOS NA JS DE CONDEIXA PARA CONSULTA

Após as secções de Condeixa e da Anobra terem recebido hoje, ao fim da tarde, os cadernos eleitorais para as Eleições Primárias para candidato do PS a 1º Ministro, estas encontram-se afixadas na sede da JS de Condeixa. O prazo para reclamações é muito curto, terminando amanhã às 24h.

Solicita-se que os militantes e simpatizantes consultem os referidos cadernos eleitorais provisórios informando-se o seguinte calendário em relação às eventuais reclamações que venham a ser apresentadas:

a) As reclamações podem realizar-se até às 24 horas do dia 17 de Setembro;

b) As reclamações deverão ser dirigidas à Comissão Eleitoral exclusivamente através do email cadernosprimarias@ps.pt;

c) As reclamações serão decididas pela Comissão Eleitoral até ao dia 22 de Setembro e as decisões tomadas serão enviadas a cada reclamante.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

PEDRO COIMBRA VENCE ELEIÇÕES PARA A FEDERAÇÃO NO DISTRITO E EM CONDEIXA

Pedro Coimbra foi reeleito presidente da Federação do Partido Socialista de Coimbra nas eleições que decorreram no passado sábado, dia 6 de setembro. Pedro Coimbra registou 2352 votos contra 1396 do candidato Mário Ruivo, entre cerca de 5500 militantes com capacidade eleitoral. Quanto aos eleitos para o Congresso Distrital do Partido, que terá lugar no próximo dia 20, as listas apoiantes da Moção de Pedro Coimbra elegeram 342 congressistas, enquanto as de Mário Ruivo elegeram 186.

Em Condeixa os resultados eleitorais foram ainda mais claros no apoio ao vencedor das eleições. Pedro Coimbra obteve 88 votos na secção de Condeixa e 7 na de Anobra, enquanto o seu adversário se ficou pelos 20 votos em Condeixa e 2 na Anobra. Relativamente aos delegados ao Congresso, em Condeixa venceu o atual presidente por 11-2 e na Anobra o único delegado eleito foi apoiante da lista de Pedro Coimbra.

Para o Departamento das Mulheres Socialistas venceu em Condeixa e no Distrito a Camarada Isabel Cruz.

Segue-se a lista dos eleitos para o Congresso, da Concelhia de Condeixa:

terça-feira, 19 de agosto de 2014

RECENSEAMENTO PARA ELEIÇÕES PRIMÁRIAS EM CONDEIXA

O recenseamento dos simpatizantes do Partido Socialista que pretendam votar nas Eleições Primárias para Candidato a Primeiro Ministro podem fazê-lo em Condeixa, de forma presencial, a partir do próximo sábado dia 23 de agosto.

Quem pretender inscrever-se tem duas alternativas: visitar a página www.psprimarias2014.pt ou dirigir-se à sede da JS, na Rua Dr. Simão da Cunha, n.º 22 em Condeixa e fazê-lo presencialmente.

Os dias e os horários em que os recenseadores estarão presentes serão os seguintes:

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

ESCOLHA DE COMISSÁRIO EUROPEU FOI ESTRITAMENTE PARTIDÁRIA E PREJUDICA O PAÍS!

O Partido Socialista criticou a escolha de Carlos Moedas para o cargo de comissário europeu, avisando que se trata “de uma escolha estritamente partidária”.

O PS discorda desta escolha, porque esta era a oportunidade de o país escolher uma personalidade com resultados europeus, com prestígio europeu, com peso político para que pudéssemos obter um pelouro na Comissão Europeia que pudesse defender os interesses nacionais neste momento difícil da vida do país. O PS defendeu ainda que o novo comissário deveria contribuir para o início de um novo ciclo no seio da União Europeia, que deixasse para trás um ciclo de austeridade e pudesse dar início a um ciclo de crescimento económico e de emprego.

terça-feira, 29 de julho de 2014

PAGAMENTO DE QUOTAS ATÉ DIA 4 DE AGOSTO

Militantes do Partido Socialista, caso seja sua intenção votar no próximo mês de setembro para as eleições da Federação de Coimbra do Partido Socialista, deve efetuar o pagamento das quotas até ao próximo dia 4 de Agosto. Depois dessa data já não será possível fazer parte dos cadernos eleitorais, ou seja, não poderá eleger nem ser eleito para o Congresso. 

Para que possa participar no ato eleitoral deve ser militante há mais de um ano e ter pelo menos o primeiro semestre de 2014 de quotas pago. No caso dos militantes da concelhia de Condeixa, se pretender saber a sua situação particular, pode enviar um e-mail para pscondeixa1@gmail.com a saber da quantia em dívida. Pode ainda ligar para a linha azul do PS, tal como qualquer outro militante, para esclarecer todas as dúvidas (ver em baixo).

quarta-feira, 16 de julho de 2014

NO PRÓXIMO DOMINGO CELEBRA-SE O DIA DA FEDERAÇÃO EM CONDEIXA

Convidam-se todos os militantes e simpatizantes do Partido Socialista de Condeixa a comemorarem o Dia da Federação de Coimbra do Partido Socialista. No próximo domingo, dia 20 de julho, no Parque Verde da Ribeira de Bruscos, esperam-se largas dezenas de socialistas de todo o distrito de Coimbra.

Para este evento é esperada a presença do Secretário Geral do PS, António José Seguro, que discursará, tal como Pedro Coimbra, líder distrital, após o almoço convívio.

domingo, 29 de junho de 2014

PSD E GOVERNO QUEREM EXTINGUIR CONSTITUIÇÃO E TRIBUNAL CONSTITUCIONAL

O líder parlamentar do Partido Socialista considerou esta semana “uma manobra dilatória” a proposta de revisão constitucional apresentada pelo PSD. 

Alberto Martins afirmou que O PS repudia “por absoluto qualquer tentativa de extinguir a Constituição da República Portuguesa e o Tribunal Constitucional”. Assim, “esta revisão constitucional, que nunca o foi, não existirá, é inconsistente e o Partido Socialista declara de forma muito precisa que não estamos disponíveis para estas manobras”.

O Partido Socialista entende que a Constituição tem de ser respeitada, ao contrário da prática do PSD e do governo. “O PSD e o governo governam contra a Constituição, o Estado de direito e as regras essenciais da democracia”, sublinhou o presidente do grupo parlamentar. De forma veemente, Alberto Martins afirmou que a proposta de revisão constitucional do PSD “tem o nosso vivo repúdio, tal como disse ontem o Secretário-geral”. Para o líder parlamentar socialista, o PSD fez “um ataque à Constituição, ao Estado de direito e às regras de funcionamento da democracia”.

terça-feira, 24 de junho de 2014

GOVERNO TEM QUE PARAR COM CORTES INCONSTITUCIONAIS E CORRIGIR AS INJUSTIÇAS QUE FAZ

O Partido Socialista, através do seu Secretário Geral, resumiu a atuação do governo em “três anos, três orçamentos, três chumbos”. Relativamente ao que irá acontecer com subsídio de Natal dos funcionários públicos, o líder socialista denuncia que os trabalhadores irão ter cortes em 5/12 desse subsídio, "por causa da decisão política do governo de pagar o subsídio de Natal por duodécimos”. Ou seja, é um “direito retirado ao trabalhador devido à forma de pagamento escolhida pelo governo”. Seguro pede ao governo que “corrija essa imoralidade e faça justiça”, pagando o que é devido aos trabalhadores. Existe no orçamento do Estado uma folga de 900 milhões de euros, identificada pela própria UTAU do Parlamento. O governo não tem, portanto, qualquer desculpa para não cumprir a sua obrigação e repor os cortes efetuados nos duodécimos do subsídio de Natal.

Quando o Tribunal Constitucional não deixa o governo implementar as medidas inconstitucionais que desenha, “a sua resposta é sempre de vingança, com mais cortes” aplicados às famílias portuguesas, acusou o líder socialista, que reafirma que, quando o PS governar, a “prioridade é repor de imediato os cortes nas pensões” e terminar com a contribuição imposta a reformados e pensionistas.

sábado, 7 de junho de 2014

28 DE SETEMBRO - DIA DAS ELEIÇÕES PRIMÁRIAS PARA CANDIDATO DO PS A PRIMEIRO-MINISTRO

Na reunião da Comissão Política Nacional do PS foi decidida a data de 28 de setembro para as eleições primárias, abertas a simpatizantes, que irão decidir o candidato socialista a primeiro-ministro. António José Seguro apresentou os princípios fundamentais para as eleições primárias que, entre outros pontos, definem quem pode votar, tendo a proposta sido aprovada por larga maioria dos socialistas na Comissão Política Nacional. 

Até ao final deste mês, será elaborado o regulamento eleitoral, que depois será publicamente disponibilizado. O PS garantirá igualdade de oportunidades às candidaturas e António José Seguro propôs que sejam realizados três debates públicos na comunicação social. Poderão votar nestas eleições primárias os cidadãos inscritos nos ficheiros nacionais do PS e simpatizantes, sendo considerados simpatizantes os cidadãos eleitores que cumpram os requisitos a estabelecer no regulamento eleitoral, entre eles, obrigatoriamente, a assinatura de um compromisso individual de concordância com a Declaração de Princípios do PS. 

quarta-feira, 4 de junho de 2014

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL DEU RAZÃO AO PARTIDO SOCIALISTA

Em reação ao chumbo do Tribunal Constitucional anunciado na semana passada, António José Seguro salientou que a decisão é “uma boa notícia para os funcionários públicos, os pensionistas e os desempregados”. “É boa notícia para a economia nacional e é uma boa notícia para todos os democratas que respeitam a Constituição da República”, sustentou. 

“O Tribunal Constitucional deu razão ao Partido Socialista”, frisou. O líder socialista considera “indesculpável que o país tenha um Governo que viola a lei fundamental do país”. Neste sentido, afirma a necessidade do Presidente da República tomar as iniciativas adequadas para encontrar soluções. “O Partido Socialista está disponível para fazer parte da solução”, assegurou, acrescentando que “todos os órgãos de soberania devem estar disponíveis”. 

domingo, 25 de maio de 2014

PARTIDO SOCIALISTA VENCE AS ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU NO CONCELHO DE CONDEIXA

O Partido Socialista obteve hoje no concelho de Condeixa uma grande vitória. Maior ainda que aquela conseguida a nível nacional, o que significa que os Condeixenses mostraram um grande cartão vermelho ao governo, mostrando claramente que estão contra a política económica e, principalmente, contra a política social da coligação PSD/CDS. 

O PS obteve 1685 votos, o que representa uma percentagem de 37,77% contra 911 votos da coligação PSD/CDS (20,41%) - quase o dobro! O BE foi o terceiro partido mais votado com 582 votos (13,04%), muito potenciado pelo factor Marisa Matias, actual Eurodeputada, com raízes na freguesia de Vila Seca, onde de resto venceu as eleições com mais 20 votos que o Partido Socialista, que foi votado por 98 eleitores (29,16%). A CDU atingiu os 509 votos, representando 11,41% e o MPT teve o quinto resultado mais expressivo com 439 votos (9,84%).

sexta-feira, 23 de maio de 2014

O VOTO NO PS NO PRÓXIMO DOMINGO É UM SINAL DE PROTESTO A ESTE GOVERNO


Liliana Pimentel
No próximo dia 25 de maio, os cidadãos europeus vão escolher mais do que os seus representantes no Parlamento Europeu: desta vez, o seu voto vai decidir quem sucederá a Durão Barroso na presidência da Comissão Europeia. Existem especialmente cinco razões pelas quais estas eleições são importantes:

1.     Por um lado, o Parlamento da União Europeia tem muito mais poder do que antigamente. Desde 2009, que em parceria com a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu é responsável pelo orçamento da União Europeia.

2.     Por outro lado, estas eleições dizem respeito à eleição de um dos mais poderosos líderes da Europa. Os deputados terão uma palavra a dizer, pela primeira vez, sobre aquele que poderá ser o novo presidente da Comissão Europeia, sendo que os grupos parlamentares da UE concordaram que a escolha de candidato a presidente será retirada do grupo que ganhe a maioria dos assentos no Parlamento.

PELA MUDANÇA, VOTAR PS - CONHEÇA OS CANDIDATOS AO PARLAMENTO EUROPEU

No próximo domingo, dia 25 de maio, dia das eleições para o Parlamento Europeu, aos portugueses, só resta uma alternativa. Para que as políticas que tanto transtorno e miséria nos tem trazido mudem de rumo só há um caminho a seguir: VOTAR PS!

Nos últimos dias mostrámos através do testemunho de muitos Condeixenses as suas opiniões e razões porque no domingo votem Partido Socialista. Hoje, a menos de 48 horas do sufrágio, apresentamos a lista das mulheres e dos homens capazes de trazer alguma esperança ao povo português com os contributos que podem dar na MUDANÇA das políticas europeias.
1 - Francisco Assis

A lista de candidatos do Partido Socialista ao Parlamento Europeu, que foi aprovada em Comissão Política Nacional por unanimidade, teve como critério cumprir três grandes objetivos: Renovação, Qualidade e Competências específicas em dossiers fundamentais para Portugal e para o PS. A lista é totalmente paritária, o que acontece pela primeira vez na história da democracia portuguesa, e integra três independentes em lugares elegíveis. A apresentação será feita este domingo, na sede nacional.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

É TEMPO DE APROVEITAR OS JOVENS!

Tiago Picão
As eleições europeias do próximo dia 25 de Maio, serão com toda a certeza o início da tão esperada Mudança para Portugal e para o projeto Europeu.

Chegou o momento de mostrar um enorme cartão vermelho a este governo e a esta Europa carregados de desigualdades sociais, e que nos fizeram reféns e vítimas de uma austeridade cega. Chegou a hora de dizer basta! Basta de austeridade, de cortes nos salários e nas pensões, que resultaram na destruição do Estado Social. Basta de políticas que destroem o futuro dos nossos jovens, a geração de emigrantes e desempregados mais qualificada de sempre.

É o tempo de fazermos uma Europa unida, que evolua ao mesmo ritmo de forma solidária. É tempo de aproveitar os bons exemplos de empreendedorismo dados pelos nossos jovens e multiplicá-los. É tempo de investir em políticas que criem uma economia sustentável que promovam o emprego e a criação de riqueza a partir da qualificação existente. É tempo de apoiar e aproveitar os jovens!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

MARIA JOÃO RODRIGUES EM CONDEIXA NA PRÓXIMA 5ª FEIRA, DIA 22 DE MAIO

Maria João Rodrigues
Por razões pessoais, já não será a n.º 4 da lista do Partido Socialista ao Parlamento Europeu, mas sim a n.º 2, Maria João Rodrigues, quem virá a Condeixa à Biblioteca Municipal, para a sessão de esclarecimento prevista para as 21h (novo horário).

Maria João Rodrigues, é atualmente Conselheira para a União Europeia, membro da coordenação do consórcio de fundações europeias “New Pact for Europe”, membro de vários Think-Thanks Europeus e professora catedrática no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e na Universidade Livre de Bruxelas - Instituto de Estudos Europeus.

Foi Ministra para a Qualificação e o Emprego do 1º Governo de António Guterres e conselheira especial junto da Comissão Europeia em várias equipas da Presidência Europeia.

terça-feira, 20 de maio de 2014

OS DESAFIOS DA EUROPA EXIGEM UMA POLITICA DE COESÃO FORTE

João Leal
No próximo dia 25 de Maio há eleições Europeias! Não se pode negar o facto dos últimos anos terem sido dominados pela crise financeira, económica, depois política e respectivas sequelas. De facto depois do tsunami financeiro, a Europa ainda não encontrou a resposta adequada, limitando-se a ir a reboque dos acontecimentos e agindo em função da pressão dos mercados. Com elevados custos económicos e sociais. Os cidadãos perguntam: como é possível termos chegado a este ponto? Quer a nível europeu, quer a nível nacional, está provado que a terapêutica da austeridade pode matar o doente, uma vez que conduz à retracção do consumo, e a um aumento brutal dos impostos, sobre as pessoas e as empresas. É preciso quebrar este círculo vicioso, conciliando as medidas de austeridade com políticas de crescimento económico e de criação de emprego.

A crise económica resulta da fraqueza das lideranças políticas que, a nível nacional, europeu e global, se deixaram contaminar pelas doutrinas neo-liberais pregadoras de uma fictícia capacidade de auto-regulação dos mercados e que se deixaram capturar pelos interesses do capitalismo especulativo. Os socialistas portugueses e europeus não podem resignar-se, numa União Europeia hoje dominado por uma direita retrógrada e ao serviço de uma economia “financeirizada” que procura travar a integração política europeia e destruir o projecto social europeu.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

A QUESTÃO EUROPEIA

Gil Feio
As próximas eleições para o Parlamento Europeu revestem-se de uma importância como talvez nunca antes tiveram. Sabemos que caminhamos no sentido da integração, no entanto esta não pode nem deve, para os portugueses, ser sinónimo de desigualdades, corte de salários, elevadas taxas de desemprego ou mesmo a destruição dos mais básicos direitos democráticos. Queremos uma Europa que caminhe a um só velocidade no sentido da construção e do fortalecimento dos países que a constituem, assente no crescimento económico, mas mais solidária com aqueles que menos podem. 

Os sacrifícios impostos nos últimos tempos não podem ser um dado adquirido! Ao invés de políticas de austeridade, queremos um programa de investimento europeu para o desenvolvimento de infra-estruturas e serviços públicos que tenha as pessoas como prioridade. Só faz sentido um debate que incorpore de uma vez por todas as questões nacionais num nível europeu e que consiga olhar para as especificidades de cada estado membro.

domingo, 18 de maio de 2014

DIA 25 DE MAIO, VOTAR PARA QUÊ?

Carlos Canais
Para a maior parte dos portugueses as eleições para o Parlamento Europeu não diz nada e não os fará sair de casa para votar. Num contexto de descrédito dos políticos, e em que as pessoas não se identificam com os partidos, muito provavelmente vencerá a abstenção. Depois do governo nos ter adormecido com a “saída limpa” e a “retoma económica”, enquanto na Europa pelas nossas costas negociava com os credores mais impostos e mais cortes nas pensões e nos ordenados, mentindo e não jogando limpo com os portugueses, esta semana fomos confrontados com números preocupantes e negativos para Portugal: afinal a economia no primeiro trimestre do ano caiu 0,7%... afinal a economia não está a crescer! 

E se há tempos o primeiro-ministro anunciava que se estava a “lixar” para as eleições, ultimamente a sua preocupação é enganar os portugueses, seguindo a sua agenda eleitoral, e tentando a todo o custo esconder os cortes que fará depois das eleições. É que afinal a “saída limpa” para além de nos ter sido imposta (ao contrário do que nos disse o governo), não é tão limpa assim, já que a austeridade e a “vigilância” que os credores farão, se manterão por muitos anos. 

Perante isto, dia 25 de maio, votar para quê?

sexta-feira, 16 de maio de 2014

PELA EUROPA, POR PORTUGAL

Liduíno Borges
A Europa vive hoje subjugada à supremacia dos mercados e às lógicas de concentração da riqueza nas mãos de meia dúzia de ricaços. Isto é feito em descarada contradição e confronto com os valores que levaram à sua constituição, de mais justiça social, democracia e paz. É urgente recriar a Europa, fazendo com que se reconcentre nos seus objetivos iniciais, valores e práticas.

Em Portugal, temos, todos, sentido as consequências negativas desta supremacia e ditadura dos mercados, em dura austeridade, falta de equidade na distribuição de rendimentos, desrespeito pelas pessoas, suas liberdades e direitos.

É tempo de mudar. Queremos mais Europa de valores, queremos mais Portugal, solidário, justo e respeitado.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

O NOSSO FUTURO

Paulo Caseiro
Vivemos tempos difíceis e disso a ninguém resta qualquer dúvida. Sentimos todos, de forma mais ou menos severa, aquilo a que se chama austeridade e o degradado estado económico e social em que nos encontramos. Não obstante, muitos dos que não emigraram, continuam a lutar por este país para que consigam viver e sobreviver, pagar as suas contas e educar os seus filhos. Muitas vezes, mesmo sem grande esperança e com pouca energia, lutamos contra esta maré. 

Venderam-nos agora uma “saída limpa” e querem-nos fazer acreditar, este governo e esta Europa, que estamos curados, bem de saúde e prontinhos para prosperar, empregar, crescer, educar e aumentar o PIB. Não acredito que esta “limpeza” não traga associada mais impostos, mais dificuldades, mais austeridade, mais más surpresas… até porque, tem sido esse o rumo deste governo com grande descredito pelas pessoas, dos jovens aos pensionistas. 

quarta-feira, 14 de maio de 2014

POR OUTRA POLÍTICA EUROPEIA

Pedro Devesa
As eleições para o parlamento europeu do próximo dia 25 de Maio são de uma importância vital, uma vez que vão decidir entre diferentes grandes opções: 
Se os europeus querem continuar com esta política europeia a duas velocidades ou se querem uma europa mais solidária e a uma só voz;
Se querem continuar com a política do controlo da despesa a todo o custo (inclusive o social) e da austeridade desmedida, ou uma política que, sem descurar o controlo orçamental, incentive o crescimento e fortalecimento económico, centrando-se no aumento de receita sustentado;
Se pretendem que continuemos a pagar as dívidas sem negociação, ou se queremos a mutualização parcial da dívida,  em que os países da união europeia passam a responder solidariamente pelo cumprimento das obrigações uns dos outros, melhorando a credibilidade e confiança, e assim baixar as taxas de juro da dívida e, consequentemente, diminuir o nível de austeridade que é imposta às famílias.

terça-feira, 13 de maio de 2014

ESTOU FARTO DE MENTIRAS!

Manuel Menezes
No próximo dia 25 de maio é importante pensarmos bem em quem votar para as eleições para o Parlamento Europeu. Não quero saídas limpas que deixam atrás de si um rastro de destruição. Não concordo com um país que «está melhor» à custa de mais pobreza dos que nele residem. Não desejo um país só para velhos que obriga os seus jovens a emigrar. Estou farto de mentiras!

No dia 25 de Maio opto pela Mudança e vou votar PS. Um partido com um programa que, a par com o crescimento económico, se preocupa com o bem-estar dos indivíduos. Penso que só com o voto no PS será possível:

segunda-feira, 12 de maio de 2014

ELISA FERREIRA DIA 22 DE MAIO EM CONDEIXA

Elisa Ferreira
Elisa Ferreira, n.º 4 da lista do Partido Socialista para o Parlamento Europeu e atual Deputada Europeia, vem a Condeixa no próximo dia 22 de Maio. Na Biblioteca Municipal, a partir das 21,30h explicará as razões da sua candidatura e dará a sua visão daquilo que representa ser Eurodeputada no contexto político e económico atual. 

Com Elisa Ferreira estará também Maria de Fátima Carvalho, n.º 18 da lista do PS ao Parlamento Europeu e Vice-Presidente da UGT Coimbra, para além do camarada Pedro Coimbra, Presidente da Federação de Coimbra do Partido Socialista.

domingo, 11 de maio de 2014

ESTAMOS DE VOLTA!

Como devem ter dado conta o blog do Partido Socialista de Condeixa esteve suspenso durante algum tempo. Tivemos alguns problemas que começamos agora a resolver e mudámos de endereço electrónico. Agora para nos contactarem devem fazê-lo para pscondeixa1@gmail.com

Enquanto continuamos a reparar o blog (pedimos desculpa por alguns dos posts mais antigos não terem ainda fotos), as páginas "Autarcas PS", "Orgãos da Concelhia", "Secções" e "Tornar-se Militante" já estão concluídas e actualizadas.

Entretanto, e como é já no próximo dia 25 de Maio o escrutínio para o Parlamento Europeu, vamos trabalhar com o objectivo que nos deve orientar até esse dia: vencer as eleições! Assim, nos próximos dias iremos publicar alguns artigos de opinião e algumas notícias que justificarão que o voto certo no próximo dia 25 deve ser o voto no Partido Socialista.

sábado, 11 de janeiro de 2014

COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA TOMOU POSSE E ELEGEU SECRETARIADO (COM FOTOS)

Na última quinta feira, o Presidente da Federação de Coimbra do PS, Pedro Coimbra, empossou a Comissão Política Concelhia de Condeixa do Partido Socialista. 

Perante cerca de 60 militantes, que encheram a sala da Casa do Povo do Sebal onde decorreu a reunião, foram eleitos por unanimidade para a Mesa da Comissão Política, João Leal (Presidente), Alexandra Grego e António Bicho.  

Também por unanimidade foi eleito o Secretariado, órgão executivo da Concelhia, tendo ficado com a seguinte constituição:

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

OS POSTS MAIS VISTOS DO ANO - 2ª PARTE

Continuamos hoje a publicação dos 25 posts mais vistos do ano passado. Conheçamos os 10 mais vistos:

10 - COMUNICADO DO SECRETARIADO DA COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA DE CONDEIXA DO PS - 16 de Março
O Secretariado da Comissão Política do Partido Socialista de Condeixa, reunido ontem, decidiu recomendar à Comissão Política Concelhia, órgão máximo do partido no concelho, retirar a confiança política ao atual presidente da Junta de Freguesia de Condeixa.
Esta recomendação é baseada no facto de Mário Miguel Carvalho ser detentor de um cargo executivo e, apesar de eleito nas listas do Partido Socialista em 2009, ir candidatar-se nas listas de outro partido às eleições autárquicas deste ano. Para o PS de Condeixa este acto não pode deixar de ser interpretado como uma deslealdade e ingratidão ao partido que o ajudou a eleger, bem como um desrespeito para os eleitores que nele votaram. (ler o resto)

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

OS POSTS MAIS VISTOS DO ANO - 1ª PARTE

Neste início de 2014, o Blog do Partido Socialista de Condeixa relembra aqui os posts mais vistos do ano passado, caracterizado por uma longa pré-campanha, seguido da campanha eleitoral no mês de setembro e terminado com um período de ressaca das eleições, que não tem sido fácil de gerir pela oposição. Foi um ano muito intenso que trouxe ao nosso Blog 275 publicações.

Por ordem inversa, eis a 1ª parte da lista das 25 mais vistas:

25 - ANTÓNIO JOSÉ SEGURO EM CONDEIXA "ENCHEU" POUSADA SANTA CRISTINA - 07 de Abril
António José Seguro esteve ontem em Condeixa para apresentação da sua moção ao XIX Congresso do PS. Perante cerca de duas centenas de militantes e simpatizantes do Partido Socialista, que encheram uma das salas de reuniões da Pousada Santa Cristina, não deixou de dirigir palavras de reconhecimento ao trabalho do atual Presidente da Câmara Municipal, Jorge Bento, ao mesmo tempo que incentivou Nuno Moita a continuar o bom trabalho socialista no concelho e manifestou-lhe todo o apoio nesse sentido. (ler o resto)