domingo, 25 de maio de 2014

PARTIDO SOCIALISTA VENCE AS ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU NO CONCELHO DE CONDEIXA

O Partido Socialista obteve hoje no concelho de Condeixa uma grande vitória. Maior ainda que aquela conseguida a nível nacional, o que significa que os Condeixenses mostraram um grande cartão vermelho ao governo, mostrando claramente que estão contra a política económica e, principalmente, contra a política social da coligação PSD/CDS. 

O PS obteve 1685 votos, o que representa uma percentagem de 37,77% contra 911 votos da coligação PSD/CDS (20,41%) - quase o dobro! O BE foi o terceiro partido mais votado com 582 votos (13,04%), muito potenciado pelo factor Marisa Matias, actual Eurodeputada, com raízes na freguesia de Vila Seca, onde de resto venceu as eleições com mais 20 votos que o Partido Socialista, que foi votado por 98 eleitores (29,16%). A CDU atingiu os 509 votos, representando 11,41% e o MPT teve o quinto resultado mais expressivo com 439 votos (9,84%).

sexta-feira, 23 de maio de 2014

O VOTO NO PS NO PRÓXIMO DOMINGO É UM SINAL DE PROTESTO A ESTE GOVERNO


Liliana Pimentel
No próximo dia 25 de maio, os cidadãos europeus vão escolher mais do que os seus representantes no Parlamento Europeu: desta vez, o seu voto vai decidir quem sucederá a Durão Barroso na presidência da Comissão Europeia. Existem especialmente cinco razões pelas quais estas eleições são importantes:

1.     Por um lado, o Parlamento da União Europeia tem muito mais poder do que antigamente. Desde 2009, que em parceria com a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu é responsável pelo orçamento da União Europeia.

2.     Por outro lado, estas eleições dizem respeito à eleição de um dos mais poderosos líderes da Europa. Os deputados terão uma palavra a dizer, pela primeira vez, sobre aquele que poderá ser o novo presidente da Comissão Europeia, sendo que os grupos parlamentares da UE concordaram que a escolha de candidato a presidente será retirada do grupo que ganhe a maioria dos assentos no Parlamento.

PELA MUDANÇA, VOTAR PS - CONHEÇA OS CANDIDATOS AO PARLAMENTO EUROPEU

No próximo domingo, dia 25 de maio, dia das eleições para o Parlamento Europeu, aos portugueses, só resta uma alternativa. Para que as políticas que tanto transtorno e miséria nos tem trazido mudem de rumo só há um caminho a seguir: VOTAR PS!

Nos últimos dias mostrámos através do testemunho de muitos Condeixenses as suas opiniões e razões porque no domingo votem Partido Socialista. Hoje, a menos de 48 horas do sufrágio, apresentamos a lista das mulheres e dos homens capazes de trazer alguma esperança ao povo português com os contributos que podem dar na MUDANÇA das políticas europeias.
1 - Francisco Assis

A lista de candidatos do Partido Socialista ao Parlamento Europeu, que foi aprovada em Comissão Política Nacional por unanimidade, teve como critério cumprir três grandes objetivos: Renovação, Qualidade e Competências específicas em dossiers fundamentais para Portugal e para o PS. A lista é totalmente paritária, o que acontece pela primeira vez na história da democracia portuguesa, e integra três independentes em lugares elegíveis. A apresentação será feita este domingo, na sede nacional.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

É TEMPO DE APROVEITAR OS JOVENS!

Tiago Picão
As eleições europeias do próximo dia 25 de Maio, serão com toda a certeza o início da tão esperada Mudança para Portugal e para o projeto Europeu.

Chegou o momento de mostrar um enorme cartão vermelho a este governo e a esta Europa carregados de desigualdades sociais, e que nos fizeram reféns e vítimas de uma austeridade cega. Chegou a hora de dizer basta! Basta de austeridade, de cortes nos salários e nas pensões, que resultaram na destruição do Estado Social. Basta de políticas que destroem o futuro dos nossos jovens, a geração de emigrantes e desempregados mais qualificada de sempre.

É o tempo de fazermos uma Europa unida, que evolua ao mesmo ritmo de forma solidária. É tempo de aproveitar os bons exemplos de empreendedorismo dados pelos nossos jovens e multiplicá-los. É tempo de investir em políticas que criem uma economia sustentável que promovam o emprego e a criação de riqueza a partir da qualificação existente. É tempo de apoiar e aproveitar os jovens!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

MARIA JOÃO RODRIGUES EM CONDEIXA NA PRÓXIMA 5ª FEIRA, DIA 22 DE MAIO

Maria João Rodrigues
Por razões pessoais, já não será a n.º 4 da lista do Partido Socialista ao Parlamento Europeu, mas sim a n.º 2, Maria João Rodrigues, quem virá a Condeixa à Biblioteca Municipal, para a sessão de esclarecimento prevista para as 21h (novo horário).

Maria João Rodrigues, é atualmente Conselheira para a União Europeia, membro da coordenação do consórcio de fundações europeias “New Pact for Europe”, membro de vários Think-Thanks Europeus e professora catedrática no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e na Universidade Livre de Bruxelas - Instituto de Estudos Europeus.

Foi Ministra para a Qualificação e o Emprego do 1º Governo de António Guterres e conselheira especial junto da Comissão Europeia em várias equipas da Presidência Europeia.

terça-feira, 20 de maio de 2014

OS DESAFIOS DA EUROPA EXIGEM UMA POLITICA DE COESÃO FORTE

João Leal
No próximo dia 25 de Maio há eleições Europeias! Não se pode negar o facto dos últimos anos terem sido dominados pela crise financeira, económica, depois política e respectivas sequelas. De facto depois do tsunami financeiro, a Europa ainda não encontrou a resposta adequada, limitando-se a ir a reboque dos acontecimentos e agindo em função da pressão dos mercados. Com elevados custos económicos e sociais. Os cidadãos perguntam: como é possível termos chegado a este ponto? Quer a nível europeu, quer a nível nacional, está provado que a terapêutica da austeridade pode matar o doente, uma vez que conduz à retracção do consumo, e a um aumento brutal dos impostos, sobre as pessoas e as empresas. É preciso quebrar este círculo vicioso, conciliando as medidas de austeridade com políticas de crescimento económico e de criação de emprego.

A crise económica resulta da fraqueza das lideranças políticas que, a nível nacional, europeu e global, se deixaram contaminar pelas doutrinas neo-liberais pregadoras de uma fictícia capacidade de auto-regulação dos mercados e que se deixaram capturar pelos interesses do capitalismo especulativo. Os socialistas portugueses e europeus não podem resignar-se, numa União Europeia hoje dominado por uma direita retrógrada e ao serviço de uma economia “financeirizada” que procura travar a integração política europeia e destruir o projecto social europeu.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

A QUESTÃO EUROPEIA

Gil Feio
As próximas eleições para o Parlamento Europeu revestem-se de uma importância como talvez nunca antes tiveram. Sabemos que caminhamos no sentido da integração, no entanto esta não pode nem deve, para os portugueses, ser sinónimo de desigualdades, corte de salários, elevadas taxas de desemprego ou mesmo a destruição dos mais básicos direitos democráticos. Queremos uma Europa que caminhe a um só velocidade no sentido da construção e do fortalecimento dos países que a constituem, assente no crescimento económico, mas mais solidária com aqueles que menos podem. 

Os sacrifícios impostos nos últimos tempos não podem ser um dado adquirido! Ao invés de políticas de austeridade, queremos um programa de investimento europeu para o desenvolvimento de infra-estruturas e serviços públicos que tenha as pessoas como prioridade. Só faz sentido um debate que incorpore de uma vez por todas as questões nacionais num nível europeu e que consiga olhar para as especificidades de cada estado membro.

domingo, 18 de maio de 2014

DIA 25 DE MAIO, VOTAR PARA QUÊ?

Carlos Canais
Para a maior parte dos portugueses as eleições para o Parlamento Europeu não diz nada e não os fará sair de casa para votar. Num contexto de descrédito dos políticos, e em que as pessoas não se identificam com os partidos, muito provavelmente vencerá a abstenção. Depois do governo nos ter adormecido com a “saída limpa” e a “retoma económica”, enquanto na Europa pelas nossas costas negociava com os credores mais impostos e mais cortes nas pensões e nos ordenados, mentindo e não jogando limpo com os portugueses, esta semana fomos confrontados com números preocupantes e negativos para Portugal: afinal a economia no primeiro trimestre do ano caiu 0,7%... afinal a economia não está a crescer! 

E se há tempos o primeiro-ministro anunciava que se estava a “lixar” para as eleições, ultimamente a sua preocupação é enganar os portugueses, seguindo a sua agenda eleitoral, e tentando a todo o custo esconder os cortes que fará depois das eleições. É que afinal a “saída limpa” para além de nos ter sido imposta (ao contrário do que nos disse o governo), não é tão limpa assim, já que a austeridade e a “vigilância” que os credores farão, se manterão por muitos anos. 

Perante isto, dia 25 de maio, votar para quê?

sexta-feira, 16 de maio de 2014

PELA EUROPA, POR PORTUGAL

Liduíno Borges
A Europa vive hoje subjugada à supremacia dos mercados e às lógicas de concentração da riqueza nas mãos de meia dúzia de ricaços. Isto é feito em descarada contradição e confronto com os valores que levaram à sua constituição, de mais justiça social, democracia e paz. É urgente recriar a Europa, fazendo com que se reconcentre nos seus objetivos iniciais, valores e práticas.

Em Portugal, temos, todos, sentido as consequências negativas desta supremacia e ditadura dos mercados, em dura austeridade, falta de equidade na distribuição de rendimentos, desrespeito pelas pessoas, suas liberdades e direitos.

É tempo de mudar. Queremos mais Europa de valores, queremos mais Portugal, solidário, justo e respeitado.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

O NOSSO FUTURO

Paulo Caseiro
Vivemos tempos difíceis e disso a ninguém resta qualquer dúvida. Sentimos todos, de forma mais ou menos severa, aquilo a que se chama austeridade e o degradado estado económico e social em que nos encontramos. Não obstante, muitos dos que não emigraram, continuam a lutar por este país para que consigam viver e sobreviver, pagar as suas contas e educar os seus filhos. Muitas vezes, mesmo sem grande esperança e com pouca energia, lutamos contra esta maré. 

Venderam-nos agora uma “saída limpa” e querem-nos fazer acreditar, este governo e esta Europa, que estamos curados, bem de saúde e prontinhos para prosperar, empregar, crescer, educar e aumentar o PIB. Não acredito que esta “limpeza” não traga associada mais impostos, mais dificuldades, mais austeridade, mais más surpresas… até porque, tem sido esse o rumo deste governo com grande descredito pelas pessoas, dos jovens aos pensionistas. 

quarta-feira, 14 de maio de 2014

POR OUTRA POLÍTICA EUROPEIA

Pedro Devesa
As eleições para o parlamento europeu do próximo dia 25 de Maio são de uma importância vital, uma vez que vão decidir entre diferentes grandes opções: 
Se os europeus querem continuar com esta política europeia a duas velocidades ou se querem uma europa mais solidária e a uma só voz;
Se querem continuar com a política do controlo da despesa a todo o custo (inclusive o social) e da austeridade desmedida, ou uma política que, sem descurar o controlo orçamental, incentive o crescimento e fortalecimento económico, centrando-se no aumento de receita sustentado;
Se pretendem que continuemos a pagar as dívidas sem negociação, ou se queremos a mutualização parcial da dívida,  em que os países da união europeia passam a responder solidariamente pelo cumprimento das obrigações uns dos outros, melhorando a credibilidade e confiança, e assim baixar as taxas de juro da dívida e, consequentemente, diminuir o nível de austeridade que é imposta às famílias.

terça-feira, 13 de maio de 2014

ESTOU FARTO DE MENTIRAS!

Manuel Menezes
No próximo dia 25 de maio é importante pensarmos bem em quem votar para as eleições para o Parlamento Europeu. Não quero saídas limpas que deixam atrás de si um rastro de destruição. Não concordo com um país que «está melhor» à custa de mais pobreza dos que nele residem. Não desejo um país só para velhos que obriga os seus jovens a emigrar. Estou farto de mentiras!

No dia 25 de Maio opto pela Mudança e vou votar PS. Um partido com um programa que, a par com o crescimento económico, se preocupa com o bem-estar dos indivíduos. Penso que só com o voto no PS será possível:

segunda-feira, 12 de maio de 2014

ELISA FERREIRA DIA 22 DE MAIO EM CONDEIXA

Elisa Ferreira
Elisa Ferreira, n.º 4 da lista do Partido Socialista para o Parlamento Europeu e atual Deputada Europeia, vem a Condeixa no próximo dia 22 de Maio. Na Biblioteca Municipal, a partir das 21,30h explicará as razões da sua candidatura e dará a sua visão daquilo que representa ser Eurodeputada no contexto político e económico atual. 

Com Elisa Ferreira estará também Maria de Fátima Carvalho, n.º 18 da lista do PS ao Parlamento Europeu e Vice-Presidente da UGT Coimbra, para além do camarada Pedro Coimbra, Presidente da Federação de Coimbra do Partido Socialista.

domingo, 11 de maio de 2014

ESTAMOS DE VOLTA!

Como devem ter dado conta o blog do Partido Socialista de Condeixa esteve suspenso durante algum tempo. Tivemos alguns problemas que começamos agora a resolver e mudámos de endereço electrónico. Agora para nos contactarem devem fazê-lo para pscondeixa1@gmail.com

Enquanto continuamos a reparar o blog (pedimos desculpa por alguns dos posts mais antigos não terem ainda fotos), as páginas "Autarcas PS", "Orgãos da Concelhia", "Secções" e "Tornar-se Militante" já estão concluídas e actualizadas.

Entretanto, e como é já no próximo dia 25 de Maio o escrutínio para o Parlamento Europeu, vamos trabalhar com o objectivo que nos deve orientar até esse dia: vencer as eleições! Assim, nos próximos dias iremos publicar alguns artigos de opinião e algumas notícias que justificarão que o voto certo no próximo dia 25 deve ser o voto no Partido Socialista.