domingo, 27 de outubro de 2013

A TOMADA DE POSSE VISTA PELA IMPRENSA REGIONAL

Clique nas imagens para visualizá-las melhor
Como seria de esperar, tanto o "Diário de Coimbra", como o diário "As Beiras", deram amplo destaque ao início deste novo ciclo em Condeixa. 

Assim, encerramos hoje o capítulo "eleições autárquicas" e "tomada de posse", com a publicação dos ecos que a  cerimónia da tomada de posse do novo Executivo Camarário tiveram na imprensa regional.

Seria bom que todas as restantes forças políticas assim o entendessem também (que este capítulo está encerrado), e continuadamente não atuassem como se estivéssemos em período pré eleitoral. 

sábado, 26 de outubro de 2013

EXECUTIVO DA CÂMARA RECEBE VISITA DA DIREÇÃO DO PSD

Foi com particular agrado que o Partido Socialista de Condeixa constatou a visita da direção concelhia do PSD à Câmara Municipal para apresentar formalmente os cumprimentos ao novo Executivo Camarário. 

António Cristo, Presidente da Concelhia do PSD e Edgar Duarte, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, felicitaram o PS pela recente vitória eleitoral, tecendo rasgados elogios à postura e atitude do Partido Socialista durante a campanha eleitoral. Os sociais democratas registaram a campanha pela positiva feita pela candidatura de Nuno Moita e desejaram um bom mandato aos agora eleitos.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PRIMEIRA REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

O novo Executivo municipal de Condeixa-a-Nova, saído das Eleições Autárquicas 2013, reuniu ontem, pela primeira vez, no salão nobre dos Paços do Concelho, onde se tomaram as primeiras deliberações.

Tomaram parte dos trabalhos todos os elementos que compõem o novo Executivo municipal eleitos pelo PS, nomeadamente Nuno Moita (Presidente), Liliana Pimentel (Vice Presidente), Fernando Pita, Carlos Canais e António Ferreira.

O presidente da Câmara, Nuno Moita, anunciou um reforço de proximidade com os munícipes, de acordo com o que havia prometido, e nesse sentido reforçou o número de vereadores a tempo inteiro de modo a responder mais rápida e eficazmente às necessidades dos condeixenses, através de um contato mais próximo.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

AS RESTANTES FOTOS DA TOMADA DE POSSE

Em dia de 1ª reunião da nova equipa de Vereadores, da qual falaremos amanhã, publicamos hoje as restantes fotos disponíveis da cerimónia de tomada de posse de Nuno Moita e dos restantes elementos do Executivo e da Assembleia Municipal.

Como já havíamos referido, foi uma cerimónia muito concorrida e para a qual o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi pequeno.

Aqui ficam as fotos:

DISCURSO DE FERNANDO PITA (PRESIDENTE CESSANTE DA ASSEMBLEIA) NA CERIMÓNIA DA TOMADA DE POSSE

Publicamos hoje o discurso do Presidente da Assembleia Municipal cessante na cerimónia da tomada de posse, realizada no sábado passado, e algumas fotos dessa ocasião. Aqui fica o discurso:
"Sr. Presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Srs. Vereadores da Câmara Municipal, Srs. Membros da Assembleia Municipal, Srs. Presidentes das Juntas de Freguesia, Srs. Autarcas, Ilustres convidados, Minhas Senhoras e meus Senhores,

Começo por agradecer a presença amiga de tão numerosa e ilustre assembleia, foi uma honra tomar posse perante todos vós. Saúdo todos os eleitos para as Assembleias de Freguesias. Saúdo particularmente os eleitos agora empossados. Senhores Membros da Assembleia Municipal, Sr. Presidente da Câmara, Dr. Nuno Moita, Senhores Vereadores, Senhores Presidentes de Junta, um cumprimento especial e o desejo de muitas felicidades. Faço votos para que cumpram um mandato com sucesso, contribuindo assim para o desenvolvimento de Condeixa. É certamente por isso que aqui estamos e nos candidatámos a ser eleitos. Saúdo também todos os condeixenses que no passado dia 29 de Setembro foram às urnas. Congratulo-me pelo modo ordeiro como decorreu aquele acto eleitoral no nosso concelho. Ao longo das últimas 4 décadas, nas inúmeras eleições já realizadas sem quaisquer incidentes, o exemplar comportamento cívico tem sido apanágio dos condeixenses. Endereço também um cumprimento especial a todos os que se disponibilizaram para integrar as várias listas candidatas aos órgãos locais nas recentes eleições autárquicas. Nos dias de hoje, em que se tem uma opinião desfavorável dos políticos, é de sublinhar o facto de muita gente, muitas centenas de condeixenses, estar disponível para o exercício da actividade política, procurando assim, em espírito de missão, trabalhar para o bem comum.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

DISCURSO DE NUNO MOITA NA TOMADA DE POSSE (COM FOTOS)

Deixamos aqui hoje o discurso do Presidente da Câmara, Nuno Moita, e algumas fotos desse momento.

"Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Senhoras e Senhores Vereadores, Senhoras e Senhores Deputados Municipais, Senhores Presidentes das Juntas de Freguesia, Senhores Presidentes de Câmara e demais autarcas de outros concelhos presentes, Ilustres autoridades e representantes de entidades presentes
Senhoras e Senhores Jornalistas, Demais personalidades convidadas, Caras amigas e caros amigos, em particular a minha Família,

É com muito orgulho e emoção que estou aqui, perante vós, a tomar posse como presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova. Quero começar por agradecer, penhoradamente, a vossa presença neste dia tão especial, em que tomam posse os recém-eleitos, titulares dos órgãos autárquicos do Município. É a oportunidade para celebrarmos, hoje, a força do poder local, como o principal elo democrático de proximidade entre os eleitos e os eleitores.

Mas quero dirigir-me, em primeiro lugar, a todos os condeixenses que, de uma forma civilizada, ordeira e revelando um elevado sentido de cidadania, participaram no acto eleitoral do passado dia 29 de Setembro. Nesta saudação, envolvo, de forma igual, os que votaram e os que não votaram em nós. Aos primeiros, agradeço a confiança e a esperança que em nós depositaram e que tentaremos não defraudar. Aos segundos, expresso o meu profundo respeito pela opção que livremente tomaram e asseguro que, a partir de agora, serei…empenhada e genuinamente… o Presidente da Câmara de todos os Condeixenses.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

NUNO MOITA, VEREADORES E ASSEMBLEIA MUNICIPAL TOMARAM POSSE (COM FOTOS)

Foi pequeno o salão nobre dos Paços do Município de Condeixa-a-Nova. Muita gente quis assistir, na manhã de sábado, à tomada de posse dos novos órgãos autárquicos, pelo que houve que recorrer a um circuito interno de vídeo para a transmissão e acompanhamento da cerimónia em sala ao lado.

As eleições de 29 de setembro, já se sabe, deram origem a um novo ciclo, no concelho, mas não a uma mudança de política(s). Há novos rostos e novos protagonismos, claro está, no executivo, na assembleia municipal e também nos órgãos de freguesia.

Não obstante, as atenções centraram-se e hão de centrar-se, daqui para a frente, no novo presidente da Câmara Municipal, Nuno Moita – um homem de Condeixa que tem vivido e trabalhado na Grande Lisboa e que, agora, regressa “sem arrependimentos”, para, nos próximos quatro anos, dar o “melhor para estar à altura da obra herdada”. (Fonte: C.M.C.)

Durante os próximos dias publicaremos mais fotos da tomada de posse, bem como os discursos de Fernando Pita e Nuno Moita. Agora, aqui ficam as fotos da tomada de posse dos eleitos do PS.

UM ORÇAMENTO DE ESTADO COERENTE!

No início, subida de impostos, cortes nos salários, cortes nas reformas, cortes nas pensões, encerramento de serviços, cortes na saúde, escola e segurança social. Resultado: o défice de 2013 será de 5,8% do PIB, 0,4% acima do objectivo negociado que também já tinha sido revisto pois era inicialmente de 4,5%. Cinco mil milhões de austeridade para que tenha ficado tudo por resolver ou ainda pior.

Solução encontrada pelo Governo para 2014 para contrariar a situação económica e financeira do País: mais subida de impostos, mais cortes nos salários, mais cortes nas reformas, mais cortes nas pensões, mais encerramento de serviços, mais cortes na saúde, escola e segurança social.

Ou seja, o Governo perante uma receita que já deu provas de não ser solução, apresentou o Orçamento de Estado para 2014 exactamente assente nos mesmos pressupostos.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

INSTALADAS HOJE JUNTAS DE FREGUESIA DO SEBAL/BELIDE, ANOBRA, EGA E FURADOURO

Foram esta noite instaladas sem qualquer intercorrência as Juntas de Freguesia do Sebal/Belide, Anobra, Ega e Furadouro. Em qualquer dos casos os executivos propostos pelos Presidentes de Junta foram eleitos sem qualquer voto contra, numa clara demonstração de aceitação das escolhas da população por parte dos vencidos. A população escolheu as listas vencedoras, e os eleitos para as Assembleias de Freguesia respeitaram essa decisão, o que é de saudar.

Sendo assim, Raul Pratas inicia o seu 1º mandato como Presidente da Junta da União das Freguesias do Sebal e Belide, depois de 2 mandatos como Presidente de Junta do Sebal, sendo acompanhado no executivo pelo Raul Oliveira e Nelson Michael.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ELEIÇÕES INTERNAS DO PARTIDO SOCIALISTA DIA 14 DE DEZEMBRO

O Secretariado da Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista, ao abrigo das competências estabelecidas nos Estatutos do PS, deliberou marcar as eleições para os órgãos de residência, sectoriais e concelhias para o dia 14 de Dezembro.

Segundo os novos estatutos do partido, as eleições para estes órgãos teriam que ser marcadas nos 90 dias seguintes às eleições autárquicas, pelo que o Secretariado da Federação cumpriu os estatutos ao marcar para este dia o ato eleitoral.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

NUNO MOITA TOMA POSSE SÁBADO DIA 19 DE OUTUBRO ÀS 10,30H

O novo presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita, toma posse no próximo dia 19 de Outubro, durante uma cerimónia marcada para as 10:30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Serão ainda empossados os novos quatro vereadores do Partido Socialista, Fernando Pita, Liliana Pimentel, Carlos Canais e António Ferreira.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

CÂMARA DE CONDEIXA É DAS MENOS ENDIVIDADAS DO PAÍS

Diário de Coimbra 9 de Outubro
"Condeixa-a-Nova é, seguramente, um dos municípios menos endividados do país e não precisou de recorrer a nenhum programa de saneamento ou reequilíbrio financeiro". Palavras de Jorge Bento, atual Presidente da Câmara Municipal de Condeixa, numa análise à situação financeira do município. 

O autarca referiu que "achei importante divulgar em final de mandato a situação financeira da autarquia, não só para pôr um ponto final a algumas questões levantadas antes e durante a campanha eleitoral, mas porque na verdade não concordo que sejam feitos - como foram - juízos de valor sobre alguns concelhos". Para aquele que foi Presidente da autarquia nos últimos 20 anos, a justificação para esta situação é "desde logo por uma vontade política, ou seja, em acabar um ciclo em que conseguimos concretizar muitos investimentos, mas sempre com a situação controlada, facilitando a vida ao futuro executivo".

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

AUTÁRQUICAS

Felicito todos os candidatos de todos os Partidos e de todos os Movimentos! Felicito a Democracia e todos os portugueses que dignificaram o acto eleitoral com a sua participação!

E foram, precisamente, estas eleições autárquicas um momento político marcante para o País e para o Distrito. No País, o Partido Socialista venceu as eleições de forma clara seja quais forem os critérios de análise. A conquista da presidência de 150 Municípios traduziu-se numa grande vitória eleitoral autárquica que permitiu a conquista da presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses o que acontece apenas pela segunda vez. A dimensão da vitória autárquica do PS traduz, inevitavelmente, quatro evidências: 1) a recuperação da confiança dos eleitores no Partido Socialista após a derrota eleitoral nas legislativas de 2011; 2) a afirmação dos projectos políticos e da qualidade dos candidatos autárquicos do PS; 3) a afirmação de António José Seguro como líder do PS e candidato a Primeiro-Ministro; 4) a penalização do Governo e das políticas que tem implementado nos últimos dois anos.

domingo, 6 de outubro de 2013

TOMADA DE POSSE DA NOVA CÂMARA E ASSEMBLEIA MUNICIPAL DIA 19 DE OUTUBRO

Será no dia 19 de Outubro que Nuno Moita tomará posse como Presidente da Câmara Municipal de Condeixa. Nesse dia, também os novos cinco vereadores (Fernando Pita, Liliana Pimentel, Carlos Canais e António Ferreira) do PS e dois do PSD, tal como João Leal e restantes membros da Assembleia Municipal serão empossados no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A cerimónia de posse encerrará um ciclo extraordinário de 20 anos de Jorge Bento como Presidente do Município e iniciará um novo com Nuno Moita à frente dos destinos do concelho.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

RESULTADOS OFICIAIS DAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS MESA A MESA

Após a reunião da Assembleia de Apuramento Geral do Concelho de Condeixa-a-Nova no início da semana, foram publicados os resultados oficiais das Eleições Autárquicas do passado domingo.

Relembre-se que o Partido Socialista (Nuno Moita) venceu estas eleições para a Câmara Municipal elegendo cinco vereadores contra apenas dois do PSD. Para a Assembleia Municipal o PS (João Leal) elegeu 11 deputados, o PSD 6, o Bloco de Esquerda 2 e a CDU outros 2.

Para as Juntas Freguesias o Partido Socialista venceu na Anobra (João Carlos Lameiro), União das Freguesias de Condeixa-a-Nova e Condeixa-a-Velha (Paulo Simões), Ega (Luís Caridade), Furadouro (José Mendes), União das Freguesias do Sebal e Belide (Raul Pratas), e ainda na União das Freguesias de Vila Seca e Bendafé (José Luís Cardoso). A Junta de Freguesia do Zambujal foi conquistada pelo PSD.

Aqui ficam os resultados, mesa a mesa (clique nas imagens):

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

AS IMAGENS DA FESTA

"Foi uma noite memorável, que nunca mais esquecerei. Não vos desiludirei e trabalharei de alma e coração em prol do desenvolvimento da nossa terra.

Por Condeixa, Hoje e Sempre.

Obrigado pela vossa confiança."

Nuno Moita

Mais imagens da Festa: