quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

NUNO MOITA VISITOU FREGUESIA DE BELIDE QUE VAI AGREGAR-SE À DE SEBAL

Durante a visita a Belide, no passado fim de semana, o cabeça de lista do PS à Câmara, Nuno Moita, tomou nota dos problemas relacionados com a poluição do rio e com a estrada da “rua das casarias”, obra já prevista nas Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal. Esteve ainda no Centro Social de Belide e no Grupo Folclórico e Etnográfico de Belide, uma das referências do concelho nesta área e cujas atuações em Portugal e no Estrangeiro levam bem longe o nome da freguesia e do concelho.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

EM BELIDE NUNO MOITA DESAFIA PRÓXIMO GOVERNO SOCIALISTA A REVOGAR FUSÃO DE FREGUESIAS


O candidato do PS à Câmara de Condeixa-a-Nova reiterou a sua oposição à nova lei de reorganização administrativa esperando que o próximo Governo socialista revogue a medida que considera um “embuste para a troika ver”.

De visita à freguesia de Belide, que se extingue por força da nova lei para se agregar a Sebal, Nuno Moita constatou a “profunda magoa e revolta da população que só vem reforçar aquilo que eu e o Partido Socialista de Condeixa temos vindo a defender. Esta reorganização administrativa, apresentada por este Governo como geradora de significativos ganhos financeiros, mais não é do que um embuste para a Troika ver”. Acrescentou o candidato que a nova reorganização administrativa, proposta pela maioria PSD/CDS, “vem acabar com o único referencial de ligação entre as freguesias mais pequenas e a sede do município, acabando de uma penada, sem ouvir as populações, com a identidade histórica de um lugar com tradições seculares, como é o caso de Belide, que é freguesia do Concelho de Condeixa-a-Nova desde o ano de 1927”.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

NUNO MOITA DEFENDE DESCONTOS NA ÁGUA E NAS TAXAS PARA ASSOCIAÇÕES E GRUPOS DESPORTIVOS


Por lapso, este post, originalmente publicado no dia 23 de Janeiro foi apagado. Republica-se agora. Pelo facto, pedimos desculpa aos nossos leitores.

O cabeça de lista do PS à Câmara de Condeixa, Nuno Moita, defende uma discriminação positiva para as associações e grupos desportivos do concelho no pagamento da água e energia, prometendo avaliar uma possível alteração regulamentar "para que a água e luz possam ser taxadas de forma diferenciada".

A ideia foi defendida por Nuno Moita este fim-de-semana na freguesia de Ega, no âmbito da ação de campanha "Encontro com as Freguesias" que vai percorrer algumas das freguesias do município ao longo do primeiro trimestre de 2013, com o propósito de auscultar a população.

O candidato visitou as associações da Rebolia, Vale Janes e Serrazina, onde reiterou a necessidade de estreitar o apoio que é dado ao associativismo do concelho.

FACEBOOK DA CANDIDATURA DO NUNO MOITA À CÂMARA MUNICIPAL DE CONDEIXA


A candidatura do Nuno Moita passou a ter uma página no facebook. Ali podem encontrar as últimas informações sobre a candidatura, bem como deixarem comentários ou sugestões.

sábado, 26 de janeiro de 2013

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO PARA TODA A POPULAÇÃO DO CONCELHO

A Câmara Municipal de Condeixa instalou, junto ao Mercado Municipal, um outdoor com os vencedores do Orçamento Participativo Jovem.

O objetivo é divulgar o projeto, que vai continuar este ano com diversas melhorias em relação ao ano anterior. De acordo com o Presidente da Câmara de Condeixa, Jorge Bento, a Autarquia abrirá o processo participativo a toda a população, em 2013. Na prática vão existir duas linhas de financiamento: uma para a população jovem e outra de carácter geral. O sucesso da iniciativa justifica a medida e assim é dada resposta às inúmeras solicitações junto da autarquia para abrir o processo a toda a população condeixense.

Entretanto, o líder do executivo da Câmara de Condeixa reuniu com os responsáveis do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra para delinear os principais traços de orientação do Orçamento Participativo de 2013. As novidades serão reveladas no princípio do mês de Março, numa sessão Pública, que terá lugar no Salão Nobre da autarquia.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

NUNO MOITA DEFENDE QUE ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO EXIGE REFORÇO DAS RESPOSTAS SOCIAIS

O reforço das parcerias entre a Câmara Municipal e as instituições de solidariedade social é outra das ideias chave da candidatura liderada por Nuno Moita. A comitiva socialista visitou o Centro Social da Ega, instituição de referência Concelhia nesta área da Ação Social, a par da Santa Casa da Misericórdia, e cujo Centro de Dia tem 54 utentes, para além de serviços de Apoio Domiciliário e Cantina Social.

"Numa altura em que o envelhecimento da população é uma realidade, preconizo ao nível da minha candidatura à Câmara Municipal um reforço das respostas sociais em parceria com as instituições de solidariedade social e tendo as Juntas de Freguesia como parceiro ativo. Na senda do que já vem sendo feito pelo atual executivo Camarário liderado pelo Partido Socialista, as Juntas têm tido um papel crucial no bom funcionamento do Cartão do Idoso e da Teleassistência, para além das medidas específicas previstas no programa de emergência social".

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

NUNO MOITA QUER DAR DIMENSÃO CONCELHIA A DESPORTOS ENRAIZADOS NAS FREGUESIAS

O candidato socialista está empenhado em valorizar e dar dimensão concelhia a alguns desportos com tradição em algumas freguesias.

"No âmbito da minha candidatura, promoverei as ações necessárias ao reforço das valências desportivas do Concelho, tendo como linha norteadora uma visão integrada da prática desportiva no Concelho e uma estratégia assente na valorização do que já existe de referência em cada uma das atividades desportivas ao nível das freguesias. É o caso do Ténis de Mesa desenvolvido no seio dos UGAS - Associação Desportiva e Cultural da Ega, que participa nos campeonatos nacionais, que pode e deve ter uma dimensão concelhia", anunciou.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

JOÃO CARLOS LAMEIRO É O CANDIDATO DO PS À JUNTA DE FREGUESIA DE ANOBRA

A Secção do Partido Socialista de Anobra reuniu-se no passado domingo, dia 20 de Janeiro de 2013, para eleger o candidato do PS à Junta de Freguesia de Anobra, tendo sido eleito, por unanimidade, João Carlos Lameiro.

João Carlos Lameiro é Engenheiro Electrotécnico na EDP, tem 43 anos de idade, reside no Casal Carrito (Anobra) e faz parte da Assembleia de Freguesia de Anobra. Nas anteriores eleições autárquicas já tinha feito parte das listas do PS à Junta de Freguesia de Anobra, na altura encabeçada por José Cruz.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A TEMPESTADE DE COIMBRA!

Pedro Coimbra
Este fim de semana o mau tempo invadiu o País, praticamente de norte a sul, do litoral ao interior. Populações inteiras ficaram sem electricidade, água e comunicações. Um pouco por todo lado há prejuízos avultados. Prejuízos pessoais e económicos significativos, que se traduzem em situações aflitivas para famílias inteiras e populações, nalguns casos, desesperadas.

A todos estes, importa, para além de manifestar solidariedade que faço desde já por esta via, restabelecer rapidamente as condições normais de vida, minimizando danos e apoiando, accionando mecanismos económicos quando tal for possível e se justificar.

Na maioria dos centros urbanos, foram derrubadas árvores, sinais de trânsito, contentores do lixo, e a água nalguns casos, invadiu ruas, estradas, casas de habitação e estabelecimentos comerciais, varrendo e destruindo tudo por onde passava.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PS NÃO ACEITARÁ QUE ALGUMAS LINHAS VERMELHAS SEJAM PISADAS

António José Seguro garantiu que existem algumas “linhas vermelhas” que o PS não deixará “que sejam pisadas”, tais como a proposta do Governo de agravamento da TSU ou “ as propostas constantes do documento do FMI”. O secretário-geral socialista afirmou, no programa Opinião Pública da SIC Notícias, que existem “linhas vermelhas” que o PS não aceitará “que sejam pisadas”.  
Como exemplo, apontou a altura em que o Governo “surpreendeu o país" com a proposta para o agravamento da Taxa Social Única, em setembro do ano passado, como uma altura em que os socialistas estiveram “muito próximo” de apresentar uma moção de censura. 

NUNO MOITA QUER FACILITAR APOIO ADMINISTRATIVO E LOGÍSTICO ÀS ASSOCIAÇÕES

Candidato do PS à Câmara de Condeixa arrancou no Sebal com ação "Encontro com as Freguesias" para ouvir anseios da população.

O candidato socialista Nuno Moita quer criar na Câmara de Condeixa uma estrutura de apoio administrativo e logístico direcionada para os Grupos e Associações do concelho com o propósito de reforçar a ligação aos principais organismos.

"É essencial reforçar a ligação destas associações e grupos desportivos aos principais organismos e resolver de forma integrada algumas das dificuldades burocrático- administrativas que estas instituições enfrentam", justificou Nuno Moita.

A proposta foi avançada no final de uma visita à freguesia de Sebal, no último domingo, que marcou o arranque da ação de campanha designada "Encontro com as Freguesias". Esta iniciativa, que vai decorrer ao longo do primeiro trimestre de 2013, tem como âncora principal a auscultação e participação da população.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

VISITA À FREGUESIA DO SEBAL

Excecional dia na freguesia do Sebal, onde tive oportunidade de contatar com as pessoas da Freguesia e, em particular, ficar a conhecer, com mais detalhe, a actividade da Casa do Povo, do G.D.R.C do Sebal, da Associação do Sebal Pequeno, da Associação da Venda da Luísa, da Associação do Sobreiro e a da Associação do Avenal.

sábado, 12 de janeiro de 2013

NUNO MOITA É O CANDIDATO DO PS À CÂMARA MUNICIPAL DE CONDEIXA


Nuno Moita da Costa foi ontem indigitado pelo Partido Socialista como candidato à Câmara Municipal de Condeixa. A Comissão Política Concelhia, reunida ontem para o efeito, aprovou o nome do actual vereador do nosso concelho, sem qualquer voto contra, para disputar as eleições autárquicas que terão lugar em finais de Setembro ou Outubro deste ano. Foi o único nome proposto numa reunião como sempre bastante participada.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

ELOGIOS DO GOVERNO AO RELATÓRIO DO FMI SÃO "OFENSA AOS PORTUGUESES"

António José Seguro acusou o Governo de ter ofendido os portugueses ao elogiar o relatório do FMI e atacou o primeiro-ministro, por não estar “à altura do momento” de crise do país. “Quando o Governo vem elogiar o relatório do FMI, acho que isso é uma ofensa aos portugueses porque aquilo que o Governo está a fazer é elogiar propostas que vêm destruir a coesão social” no país “e não há uma linha sobre o crescimento económico”, criticou.

Segundo o secretário-geral do PS, é preciso “reformar o Estado, mas não se pode confundir a reforma do Estado com cortes cegos e cortes da natureza daqueles que são propostos no relatório do FMI”. “É necessário nós reformarmos o Estado, mas não é necessário nós cortamos naquilo que é essencial para as pessoas, que é na saúde, na educação e na segurança social dos portugueses”, sublinhou.

Para António José Seguro, o Governo “é hoje um Governo desorientado” e “um fator de instabilidade” em Portugal, tendo “dificuldades em apresentar propostas estratégicas” para desenvolvimento nacional. “E aquilo que faz é socorrer-se deste estudo que aponta exclusivamente para cortes que, volto a dizer, são uma ofensa aos portugueses” e “não tem mandato nem legitimidade” para os executar.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

GOVERNO NÃO TEM MANDATO PARA FAZER OS CORTES PROPOSTOS PELO FMI

O PS considera que as sugestões do FMI para a redução de quatro mil milhões de euros na despesa do Estado é um “assunto demasiado sério” e que o facto de terem sido reveladas pela comunicação social é um novo “golpe do Governo”. 

“Isto é uma coisa completamente incompreensível. Acabámos de sair da aprovação de um Orçamento do Estado cheio de dúvidas constitucionais, que lança o país num ano de dúvidas, receios e insegurança, e agora sabe-se pelos jornais de um estudo que lança ainda mais incerteza e insegurança para centenas de milhares de portugueses”, acusa o secretário nacional do PS João Ribeiro. 

Segundo o dirigente socialista, os portugueses estão a ser “confrontados com um estudo que lhes diz que não sabem se durante este ano vão perder o seu posto de trabalho. Isto é um assunto demasiado sério para ser tratado assim e é mais um golpe do Governo no consenso social e político que é essencial em Portugal para sair da crise”.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

GOVERNO DEVE EXPLICAÇÕES URGENTES SOBRE "CASO" BANIF

O PS exigiu hoje explicações urgentes ao ministro das Finanças sobre a decisão do Estado de injetar 1100 milhões de euros no Banif, advertindo que o processo de recapitalização do banco tem de ser "transparente".

A posição foi assumida em conferência de imprensa pelo dirigente e deputado socialista Miguel Laranjeiro no final de uma reunião do Secretariado Nacional do PS.

"Depois da trapalhada que foi o processo de privatização da TAP, da ocultação do contrato de concessão da ANA, o país foi agora surpreendido com a injeção de 1100 milhões de euros num banco privado, o Banif. O PS defende um sistema bancário forte, saudável e transparente e é em nome dessa transparência que se exigem explicações ao Governo", referiu Miguel Laranjeiro.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

PORTUGAL NO CENTRO DO MUNDO!

Pedro Coimbra
Muitos são, incluindo-me a mim próprio, aqueles que têm defendido que para sairmos da actual situação em que o País se encontra e para cumprir as metas financeiras que nos são impostas internacionalmente para os próximos anos, é preciso apostar em medidas de crescimento económico em detrimento da austeridade desmedida, com cortes de salários e pensões e aumentos de impostos que só têm levado ao empobrecimento dos portugueses. No entanto, faltam, por vezes, exemplos de medidas concretas de como fazer a economia portuguesa crescer e de como tornar Portugal um país competitivo e economicamente viável! 

Há muito que defendo, com base em vários estudos concretos e credíveis que foram realizados nos últimos anos mas nunca verdadeiramente levados a sério de forma a serem implementados que, contrariando a habitualmente descrição de “país periférico”, Portugal está no centro geográfico do Mundo e, por conseguinte, pode ser um centro logístico à escala global aproveitando os recursos de que dispomos.

sábado, 5 de janeiro de 2013

O DOCE E O AMARGO 2012

Paulo Caseiro
O doce e o amargo 2012 chegou ao fim!

Como é usual em todos nós, esta época traz-nos à memória pensamentos diversos, doces e amargos, do percurso decorrido em mais um ano… Este exercício, por norma revestido de esperança, assenta em muito num delinear de orientações e pensamentos para o ano seguinte. Não tenho qualquer pretensão de descrever aquilo que foi 2012, até porque, quaisquer que fossem as palavras, não seriam abrangentes o suficiente para traduzir o quão AMARGO foi este governo e este ano. No entanto, reside ainda uma dúvida que, pelo anteriormente dito, pode parecer descabida: será que queremos mesmo o ano de 2013? Então vejamos: será, possivelmente, um dos piores anos das nossas vidas, marcado por um aumento colossal de impostos, pela delapidação do nosso património, pela refundação do estado social, pelo aumento do desemprego e da pobreza, pelo aumento da precaridade na saúde e no trabalho e pelo que mais aí possa vir e que não consigo imaginar (face à imensa capacidade de extorsão deste governo) … Possivelmente, mantendo a atual conjuntura política, talvez ficássemos melhor em 2012 pois, pelo menos, já sabíamos com o que contar!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

GOVERNO DESRESPEITA ATÉ O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

O PS acusou o Governo de desrespeitar as regras de consenso social mínimo e “até o Presidente da República”.
As críticas foram feitas por Miguel Laranjeiro na Assembleia da República, no período de declarações políticas.
O deputado do PS citou por duas vezes a recente mensagem de ano novo do Presidente da República nas passagens em que defendeu as teses de que a resolução dos problemas nacionais pressupõe diálogo e consenso e de que se impõe no país uma estratégia virada para o crescimento económico: “Diálogo e consenso defendeu o Presidente [da República] e o Governo PSD/CDS o que fez? Apresentou uma medida [redução das indemnizações] quando não chegou a acordo na concertação social”.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

BALANÇO DE 2012

Carlos Canais
Caras e caros amigos,

O ano de 2012 encerrou há poucas horas e não posso deixar de fazer uma análise ao que nos deixou de herança.

A nível nacional deixou-nos um dos piores desempenhos de um governo da República que há memória. Com a justificação do cumprimento do memorando com a troika, ofereceu-nos empobrecimento em vez de esperança, afastamento dos objectivos do défice em vez de consolidação de contas públicas, desemprego e emigração forçada dos jovens em vez de emprego… 

Entretanto, as hesitações de governação sucederam-se umas às outras. Altera-se a TSU, não se altera a TSU, vende-se a TAP, não se vende a TAP, governa-se o país, faz-se de conta que se governa o país. Tudo isto com o beneplácito do Presidente da República, que ora anda a contar os tostões das suas pensões, ora deixa passar os prazos para enviar o orçamento de estado para o tribunal constitucional, mas sempre gerindo os seus silêncios (que são de ouro, segundo o próprio), enquanto tudo à sua volta se desmorona.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

ANO NOVO, BLOG NOVO

Caras e caros camaradas e simpatizantes do Partido Socialista,

Neste novo ano de 2013 o Blog do PS de Condeixa muda de aspecto. Com esta nova "cara" o Blog fica mais personalizado, mais leve e de leitura mais fácil. Assim, esperamos ir "ainda mais" ao encontro do gosto dos nossos leitores, cujo número aumenta de dia para dia.

Votos de um BOM ANO!

Saudações Socialistas.

Carlos Canais