sábado, 31 de março de 2012

MANIFESTAÇÃO CONTRA A EXTINÇÃO DE FREGUESIAS

O Partido Socialista de Condeixa está solidário com esta luta, contra esta pseudo-reforma feita de costas voltadas para as populações e sem ter em conta a sua vontade e as suas legítimas aspirações.

quarta-feira, 28 de março de 2012

A REGRA DE "LATA"

A constituição define quais os princípios políticos e poderes de um governo, delimitando deste modo a ação deste àqueles princípios. É a maior lição que podemos ter quando queremos perceber a diferença entre estado e nação. 

A constituição não pode estar ao serviço de uma ideologia. Está ao serviço das pessoas, de uma nação! Aliás, ela (também) existe exatamente para evitar ditaduras políticas. Logo é incoerente que seja inscrita nesta qualquer artigo que sirva os propósitos de uma corrente política.

A constituição deve ser imparcial, mas reguladora da atividade política!

terça-feira, 6 de março de 2012

POSIÇÃO DO PS SOBRE A REFORMA ADMINISTRATIVA LOCAL

O PS defende uma verdadeira reforma administrativa, com respeito pelas realidades locais, pela autonomia autárquica, e pela verdadeira cidadania.
O PS propõe uma reorganização do território a partir de baixo para cima, isto é, com o envolvimento das populações. Nas zonas urbanas e nas sedes de concelho é perfeitamente possível reduzir o número de juntas de freguesias. Mas queremos que isto seja feito com atenção à qualidade do serviço prestado, que melhore esse serviço, e o torne mais eficiente, e sim, mais poupado. Mas não é cortando o País a régua e esquadro que se consegue trazer Portugal de novo para o caminho do crescimento e do emprego.

sexta-feira, 2 de março de 2012

UMA MÁ NOTÍCIA

http://www.publico.pt/Política/reforma-autarquica-aprovada.

Um dia triste para o poder local, baluarte da democracia na sua forma mais pura e participativa. De facto, esta reforma, claramente para a “alemão ver”, feita de forma cega e de costas voltadas para os cidadãos, nada muda em termos de redução da despesa pública e apenas afasta, ainda mais, os cidadãos da participação política e cívica.